Home > Notícias

Microsoft divulga brecha de segurança no Windows

Arquivos maliciosos do QuickTime podem se aproveitar de falha do DirectX, permitindo ataque de hackers.

ComputerWorld/EUA

29/05/2009 às 17h30

Foto:

Na noite de ontem (28/05), a Microsoft anunciou uma vulnerabilidade nas versões XP, 2000 e Server 2003 do Windows que estava sendo explorada por hackers. A brecha é causada por uma falha no DirectX, subsistema do Windows voltado para aplicações com vídeo.

O ataque dos hackers acontece por meio de arquivos maliciosos no formato QuickTime. De acordo com a Microsoft, a vulnerabilidade permite que os criminosos virtuais controlem a máquina quando os usuários executam esses arquivos.

>> Participe das discussões da CW Connect

Até que alguma correção esteja disponível, os administradores de rede e usuários podem proteger as máquinas desabilitando as funções do QuickTime. Para tanto, a Microsoft está oferecendo uma ferramenta que faz a mudança. Ela pode ser encontrada no site da companhia. É uma solução provisória para ser utilizada enquanto a empresa trabalha em uma correção definitiva.

O endereço para baixar a proteção provisória é http://support.microsoft.com/kb/971778/pt-br.

O bug do DirectX é o terceiro desde fevereiro que a Microsoft anuncia como causador de vulnerabilidades de segurança. Os outros dois aplicativos envolvidos foram o Excel e o PowerPoint.

>> COMPUTERWORLD no Twitter

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail