Home > Notícias

Microsoft divulga comando para contornar bug no Office 2008 para Mac

Com o bug, suíte oferece total acesso à leitura e criação de arquivos em Macs configurados com acesso múltiplo de usuários

Por Computerworld/EUA

28/01/2008 às 11h05

Foto:

O grupo Macintosh da Microsoft anunciou, na sexta-feira (25/01), medidas provisórias para contornar os problemas gerados por um bug que surgiu no Office 2008 para Mac.

Leia mais:

Há uma semana, os usuários começaram a reclamar que a suíte oferecia total acesso à leitura e criação de arquivos a todos os usuários de um Mac configurado para acesso múltiplo de usuários por meio de login no sistema - configuração adotada pela maioria das máquinas corporativas.

Este bug significa um problema de segurança para algumas empresas, uma vez que os administradores regularmente bloqueiam os sistemas de clientes para evitar ataques e mudanças acidentais feitas por usuários.

Um consultor de Chicago, Joel Bruner, foi o primeiro a notar a falha. Ele afirmou em entrevista na quinta-feira (24/01) que um ajuste seria necessário.

“O bug não é fatal, mas ao invés de o usuário possuir os arquivos, o administrador que instala o Office é quem os tem”, afirmou Bruner.

Entre os perigos, estão ataques com malwares que miram Macs com o Office 2008, que poderiam usar o bug para trocar arquivos do Office por códigos maliciosos e escondê-los nos diretórios do Office.
Apesar desta situação não ser provável, ela não é impossível, afirma o consultor. “Não há grande variedade de malwares para o Mac OS X... ainda”, diz.

“Esta falha será corrigida em uma próxima atualização”, afirmou o diretor de produtos da unidade Mac Business da Microsoft, Geoff Price, na sexta-feira (25/01).

“Enquanto isso, contornamos o problema com um comando que os administradores podem rodar na instalação de seu Office 2008, que irá ajustar as questões de permissão de acesso”, explica Price.

O comando deve ser rodado pelo administrador da máquina.

  • Primeiro, deve-se iniciar a aplicação Terminal da pasta /Aplicações/Utilitários.
  • Em seguida, é preciso digitar o comando a seguir em uma única linha e pressionar “retornar”: "/usr/bin/sudo /usr/sbin/chown -h -R root:admin "/Applications/Microsoft Office 2008" "/Library/Automator" "/Library/Fonts/Microsoft" "/Library/Application Support/Microsoft".
  • Assim que o sistema pedir, digitar a senha de administrador.

A Amazon e a Apple iniciaram, no dia 11 de janeiro, as pré-vendas para o Office 2008 para Mac.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail