Home > Notícias

Microsoft divulga os requisitos mínimos para tablets com Windows 8

Aparelhos devem ter pelo menos 10 GB de memória interna, tela capaz de reconhecer o toque simultâneo de cinco dedos e capacidade de gravar vídeo em 720p.

PC World/EUA

18/01/2012 às 12h00

Foto:

Tela com resolução de 1366 por 768 pixels, multitouch – com suporte a interações com cinco dedos – e suporte para  vídeos com qualidade HD (720p) estão entre os requisitos mínimos exigidos para os tablets com Windows 8, de acordo com documento divulgado pela Microsoft.

Tanto os tablets quanto os híbridos – que podem se transformar em notebooks – deverão ter cinco botões físicos: ligar/desligar, trava de rotação, reduzir volume e aumentar volume, além de um com o símbolo do SO. Os dispositivos também precisarão incluir um sensor de luminosidade, para o ajuste automático do brilho da tela, magnetômetro, para aplicativos que exigem uma espécie de bússola, acelerômetro e giroscópio.

Embora o site Within Windows não fale em memória e processador, a gigante já revelou que as máquinas que suportam o Windows 7 também suportarão a próxima versão, ou seja, 1 GB de RAM – para o sistema 32-bit – e 1 GHz de clock serão obrigatórios. Quanto ao espaço interno, o mínimo é de 10 GB, e há a exigência de compatibilidade com Direct3d 10. 

Leia mais: Tablets Windows 8 com novo chip da Intel devem chegar ainda em 2012

Alguns aparelhos, dependendo dos recursos que possuírem, terão de cumprir outras exigências. Os que tiverem NFC (comunicação por proximidade) precisarão indicar claramente onde o sensor está localizado. Máquinas baseadas na arquitetura x86 precisarão sair de estado de espera (stand by) em dois segundos – o que não será obrigatório para os que contarem com chips ARM.

Não há grandes surpresas na lista e os requisitos mínimos parecem bastante razoáveis. São, afinal, necessários para que a Microsoft garanta a qualidade dos aparelhos da plataforma Windows 8. A única controversia, apontada pela Freedom Law Center, é quanto ao Boot Seguro, que dificultará a instalação de outros sistemas, como distribuições Linux ou Android.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail