Home > Notícias

Microsoft diz que lançará ferramentas de segurança gratuitamente

Empresa entregará para a indústria os aplicativos que usa há 4 anos para desenvolver os códigos de seus produtos com segurança.

IDG News Service/Reino Unido

16/09/2008 às 15h07

Foto:

Em novembro, a Microsoft oferecerá gratuitamente as ferramentas de segurança que tem usado há 4 anos para ajudar a indústria a melhorar suas tecnologias de segurança e privacidade online, revelou a empresa nesta terça-feira (16/09).

A Microsoft começou a considerar a segurança um assunto sério em 2001, quando problemas em seus softwares abriram a porta a uma nova onda de worms maliciosos. Como resposta, Bill Gates lançou a Trustworthy Computing Initiative, em 2002.

Dois anos depois, a Microsoft refinou o que chama de Security Development Lifecycle (SDL) - processos que garantem a criação de códigos mais seguros de seus produtos.

Entre as ferramentas oferecidas gratuitamente, está o SDL Optimization Model, que avalia as práticas de segurança no desenvolvimento de uma aplicação. O SDL observa como uma empresa responde a novos alertas de segurança e correções, além de questões como treinamentos e ameaças.

Já o SDL Threat Modeling Tool 3.0, também gratuito, ajudará arquitetos de software, que não sejam peritos em segurança, a entenderem riscos inerentes aos programas que estão criando.

O último componente é a rede SDL Pro Network, composta por consultores de segurança para aconselhar empresas que estejam implementando o SDL. Um piloto da rede estréia também em novembro.
++++
Segundo o Chief Technical Officer da rede, Jan Muenther, os novos programas SDL irão “não só melhorar a qualidade dos códigos de parceiros da Microsoft, mas também mostras as práticas de segurança da empresa”, diz.

Em novembro, o SDL Optimization Model será oferecido para download pela página do SDL, enquanto no mesmo período o SDL Threat Modeling Tool será oferecido pela Microsoft Developer Network.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail