Home > Notícias

Microsoft diz que mudar do XP para o Windows 7 não será tão fácil

Com o Windows 7 já despontando no horizonte, companhia dá orientações para clientes sobre o processo de migração.

IDG News Service / EUA

12/02/2009 às 8h36

Foto:

A Microsoft alertou seus clientes corporativos que a migração do Windows XP para o Windows 7 não será mais fácil do que foi a para o Vista, e dá recomendações para empresas que desejam mudar de versões mais antigas do sistema para o sucessor do Vista.

"Não há mágica envolvendo a migração do XP para o Windows 8 e as empresas devem ter em conta as mesmas dificuldades de compatibilidade de aplicações do XP para o Vista ou para seu sucessor", afirmou Gavriella Schuster, diretora da divisão de produto Windows. 

Tudo sobre o Windows 7
> 10 dicas sobre o beta do Windows 7
> Confira o preview do Windows 7
> Windows 7 vaza na internet
> Os 5 pilares do Windows 7
> 8 questões sobre o Windows 7
> Fotos: veja os novos recursos do Windows 7
> Bill Gates mostra Touch Wall
> A evolução do multi-touch

Como muitas empresas escolheram continuar com o Windows XP em vez de migrar para o Vista, a Microsoft foi obrigada a manter vivo o antigo sistema operacional por um tempo maior do que o inicialmente planejado.

Com o lançamento do Windows 7, que muitos acreditam pode ocorrer ainda este ano, a Microsoft terá no mercado dois sistemas operacionais construídos essencialmente com base no mesmo código e, por conta disso, grandes clientes vêm questionando a empresa sobre que escolha deverão fazer.

Sem qualquer surpresa, a Microsoft recomenda a atualização imediata de qualquer antiga versão para a nova plataforma, citando razões relacionadas a segurança e gerenciamento remoto de aplicativos. O que surpreende na mensagem da Microsoft é que ela está preocupada com a escolha dos clientes, seja ela o Vista ou o Windows 7.

"A Microsoft parece reconhecer que clientes não devem necessariamente fazer o que ela quer, e sim o que eles acham ser certos para seus negócios", afirma Al Gillen, analista do IDC.

Para clientes rodando o Windows 2000, a companhia sugere a mudança imediata para o Windows Vista, já que o suporte a tal versão do software terminará em abril de 2010.

Se a empresa já está em migração avançada para o Vista com Service Pack 1, a Microsoft aconselha que o caminho seja mantido. Se o processo está apenas no começou ou só foi planejado, a empresa recomenda aguardar o Service Pack 2, que deve estar liberado em abril.

Alguns clientes já disseram que têm planos de esperar pelo Windows 7, e a Microsoft não recomenda que eles mudem esse curso.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail