Home > Notícias

Microsoft diz que o Vista é mais seguro que o Windows XP

Enquanto 42% das falhas com o XP estão ligadas ao sistema, em PCs com Vista, apenas 6% dos bugs têm a ver com o software.

IDG News Service/Reino Unido

03/11/2008 às 14h34

Foto:

Enquanto prepara seu próximo sistema operacional, o Windows 7, a Microsoft ainda defende que o Windows Vista é mais seguro do que o Windows XP ao divulgar o Security Intelligente Report, nesta segunda-feira (03/11).

No primeiro semestre, foram encontradas 77 vulnerabilidades no Windows, número menor em comparação com as 116 falhas do mesmo período em 2007.

Os números coincidem com o cenário atual da indústria de software, que viu a revelação de vulnerabilidades cair 19% no primeiro semestre deste ano em relação ao ano passado, diz a Microsoft. O total de falhas consideradas críticas, contudo, cresceu 13%.

Dados da Microsoft também mostram que o XP sofre mais ataques do que o Vista. Em máquinas com o XP, o sistema continha 42% das vulnerabilidades registradas. No caso dos computadores com Vista, o sistema somava 6% de todas as falhas do PC.

A falhas mais explorada via browser, de acordo com a Microsoft, é o bug no MDAC (Microsoft Data Access Components), corrigido no alerta MS06-014 em abril de 2006 e ainda alvo de 12,1% das tentativas de ataques na internet. A segunda falha mais popular envolve uma vulnerabilidade no software multimídia RealPlayer.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail