Home > Notícias

Microsoft diz que uma solução portátil de Xbox estaria a caminho

Não está claro se ele chega como uma versão portátil do console nem se o produto poderia competir com o Zune HD.

Jeff Bertolucci, da PC World/EUA

21/07/2009 às 11h16

kikizo_xbox_370.jpg
Foto:

kikizo_xbox_370.jpg

Agora é só uma questão de tempo até que uma versão portátil do Xbox esteja disponível. É o que afirmou o vice-presidente corporativo da Microsoft, Shane Kim, em entrevista ao site de games Kikizo.

Kim, pessoa-chave no programa Xbox da Microsoft, deu tal declaração ao final de uma longa sessão de bate-papo com o jornalista Adam Doree, do Kikizo, ao ser perguntado se a marca Xbox seria ou não estendida na área de games móveis.

O executivo da Microsoft explicou que o foco recente da empresa tem sido no sentido de proporcionar uma “experiência de sala de estar” [aos usuários] e que isso logicamente aponta na direção de games móveis.

Fazem parte desta estratégia, por exemplo, a possibilidade de os usuários comprarem e baixarem games para o Xbox 360 por meio do Xbox live e o Projeto Natal, tecnologia de movimento que irá permitir aos usuários controlar jogos e os menus do Xbox 360 por meio de momentos do corpo, em combinação com um periférico de controle qualquer.

Abaixo alguns trechos das respostas de Kim no chat do Kikizo:

“Para nós, é mais uma questão de quando [isso deve ocorrer], porque se tentássemos ingressar na área de games móveis ou portáteis, não teríamos os recursos necessários nem a habilidade para fazer coisas como... o Projeto Natal. Escolhemos focar nessa experiência de sala de estar sob a perspectiva do hardware, mas estamos construindo um serviço no Live que irá ser estendido para outras plataformas. Não há dúvida quanto a isso.”

gamesshutter_625.jpg

“Então a questão seria como entrarmos em neste segmento – se por meio de um dispositivo próprio ou de um telefone próprio. Trata-se de uma questão para a empresa como um todo: continuamos na trilha do Windows Mobile, que é onde estamos hoje, etc., etc. etc.”

Com o crescente sucesso do iPhone e o do iPod touch como plataformas portáteis para jogos, o sucesso massivo do Nintendo DS e rumores de que a Sony tem intenção de lançar um ‘PlayStation Phone”, não surpreende ninguém o fato de que a Microsoft estar planejando uma plataforma móvel para o Xbox.

Mas, se a Microsoft decidir construir seu próprio Xbox portátil, o que irá diferenciá-lo do Zune HD, a resposta da empresa do iPhone touch? Sob uma perspectiva de competitividade, o Zune HD deve ser capaz de oferecer jogos e não apenas versões de Paciência ou Campo Minado.

zune_hd.jpg
Zune HD: um Xbox portátil competiria com ele?

Há quem veja os jogos para Xbox 360 sendo lançados em versões compatíveis com telefones celulares, o que pode sugerir um caminha diferente para a Microsoft e que não passaria pela construção de uma plataforma portátil que levasse a marca Xbox.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail