Home > Notícias

Microsoft e Apple unidas contra o Google?

Empresas poderão se unir se quiserem evitar que o Google domine completamente o ambiente online

David Coursey, PC World/EUA

17/12/2009 às 19h04

Foto:

Aparentemente e Apple está prestes a ganhar um melhor amigo: a Microsoft. Isso se a introdução do buscador Microsoft Bing no iPhone for mesmo o primeiro sinal de uma nova parceria.

Antes a Apple e o Google mantinham uma parceria no iPhone e no browser, com o Google fornecendo aplicativos populares para o iPhone e uma ferramenta de busca para o navegador Safari. O CEO do Google, Eric Schmidt, até fez parte do conselho diretor da Apple.

Embora os aplicativos do Google para iPhone continuem a existir, a relação entre as duas empresas começou a ruir quando o Google começou a competir diretamente com seu antigo parceiro no setor de telefonia celular. Então, sob pressão, Schmidt renunciou ao seu cargo na Apple.

A Apple também parece que evitou o Google Latitude de se tornar um aplicativo para iPhone, e pode atrasar o lançamento do aplicativo Google Maps Navigation também para iPhone.

Para usuários corporativos a união entre Microsoft e Apple pode ser benéfica e a grande esperança é que a Apple simplesmente ajude a Microsoft a melhorar suas funcionalidades.

Por exemplo, os serviços de busca do Microsoft Bing não são tão bons como os oferecidos pelo Google. As buscas não são personalizadas, os mapas não são detalhados, além disso, o Bing se preocupa mais em oferecer publicidade do que responder às questões.

Mas se a Microsoft e a Apple de fato decidirem ir atrás do Google, a batalha pode ser intensa. Ambos poderiam também acionar uma ação anti-truste que colocaria alguns limites nas ambições do Google. Além disso, existe uma área na qual a Microsoft supera o Google: privacidade.

Para a Apple as recentes ações do Google mostram quão rápido as coisas mudam, com o Google aparentemente pronto para uma batalha contra a Apple no segmento das lojas de aplicativos.

O sistema operacional Google Android, para smatphones, está trazendo diversos competidores para o iPhone. O navegador Google Chrome rivaliza com o Apple Safari. O Chrome OS competirá com o Mac OS em algumas áreas, em especial os computadores Tablet. Além dos rumores de um netbook produzido pelo Google.

Para competir com o Google a Apple e a Microsoft precisarão unir esforços, com a Microsoft oferecendo aplicações web que a Apple não quer produzir. Mas tudo isso ainda não passa de especulação, mas a competição é saudável e se trabalharem juntas poderão arrumar uma briga sem precedentes com o Google. É aguardar para ver.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail