Home > Notícias

Microsoft encerra período de suporte do Windows XP

Ainda que atualizações de segurança gratuitas continuem até 2014, Windows XP encerra suporte padrão nesta terça-feira (14/04)

ComputerWorld / EUA

13/04/2009 às 17h49

Foto:

Como planejado, a Microsoft acabará com o suporte padrão para o Windows XP nesta terça-feira (14/04), algo reiterado pela companhia nas últimas semanas. "Em 14 de abril, o Windows XP sairá da fase de suporte padrão para a fase de suporte estendido, como planejado e anteriormente anunciado,", afirmou uma porta-voz da companhia por e-mail.

O suporte padrão da Microsoft, oferecido tradicionalmente por cinco anos, durou sete anos e meio para o XP pelo tempo que a companhia demorou para criar um sucessor para o sistema, o Windows Vista.

Há dois anos, a Microsoft ampliou o suporte das versões Home e Media Center do Windows XP até 2009 e aumentou ainda mais o prazo para o suporte estendido, que vai até 2014.

Segundo a Microsoft, a transição entre os suportes do Windows XP significa que haverá apenas suporte pago - baseado em incidentes ou em planos pagos de suporte - e correções não relacionadas a segurança estarão disponíveis aos que contratarem o plano Extended Hotfix Support.

A Microsoft continuará a distribuir atualizações de segurança gratuitas para o Windows XP e divulgá-las pelo Windows Update até 8 de abril de 2014. A mudança de suporte do Windows XP acontece quando o sistema operacional se mantém extraordinariamente popular, especialmente entre usuários corporativos.

Segundo estudo recente da Dimensional Research, 97% dos mais de 1,1 mil profissionais de TI ouvidos afirmaram que suas empresas ainda contam com máquinas com XP. O prazo é atingido também dias depois do vazamento de um suposto documento confidencial da Microsoft em que a companhia relaxa regras para que integradores continuem vendendo PCs com Windows XP.

Segundo o documento, fabricantes poderiam anunciar novos computadores com XP, algo que havia sido vetado pela Microsoft em junho de 2008, e também oferecer o downgrade a partir do Windows 7 por até seis meses após o lançamento da nova versão do sistema, ainda sem data para chegar ao mercado.

Em comunicado, a Microsoft afirmou que o suporte para o Windows XP em uma nova máquina é oferecido pelo fabricante, não pela gigante de software. O Office 2003 também deixará de ter suporte padrão nesta terça.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail