Home > Notícias

Microsoft encerra suporte à última versão do Windows XP

Após 17 anos na ativa, sistema operacional não vai mais receber atualizações de segurança

Da Redação

12/04/2019 às 14h35

Foto: Shutterstock

A Microsoft encerrou nesta quinta-feira (11) o suporte estendido da última versão do Windows XP. Ainda em uso em diversos PCs, o sistema operacional chega ao fim, para a tristeza dos mais saudosistas.

A versão mais recente que ainda recebia suporte é a POS Ready 2009, baseada no Service Pack 3 do sistema, destinada somente a uso corporativo. O suporte estendido para o extinto sistema operacional terminou na última terça-feira, encerrando a família de produtos Windows NT 5.1.

O Windows XP durou 17 anos, 7 meses e 16 dias, o que configura a mais longa execução de qualquer sistema operacional Windows. O Windows 10, provavelmente, deve superar essa marca, mas ainda tem um longo caminho a percorrer. De acordo com o StatCounter, o Windows XP resiste em 1,74% de todas as máquinas Windows, o que o coloca à frente do Vista. Já o NetmarketShare, que não considera apenas desktops Windows, afirma que o sistema operacional responde por 3,72% de todos os PCs do mundo. Daqui para a frente, esses usuários não contarão mais com atualizações de software nem correções de segurança.

Com informações: PC Gamer

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail