Home > Notícias

Microsoft estuda aplicações de Xbox 360 e smartphones na área médica

Pelo hardware poderoso, console pode substituir PCs mais caros na transmissão de informações de históricos médicos, or exemplo.

Owen Fletcher, do IDG News Service

09/02/2010 às 12h14

Foto:

Smartphones com o sistema operacional Windows Mobile e o console Xbox 360 estão na mira dos pesquisadores do Microsoft Research, laboratório de testes da empresa de software, que está trabalha aplicações destes produtos no setor de saúde.

Um desses projetos é um aplicativo MyLife, para os smartphones com Windows Mobile, que permite gravar informações de saúde como pressão sanguinea e peso, além de monitorar atividades diárias como exercícios, caminhadas ou refeições.

O desenvolvimento desses projetos pode permitir às pessoas criar um histórico pessoal por meio das tecnologias dos aparelhos, como câmera, acelerômetro e microfone.

O “sonho” é que um usuário possa fotografar cada refeição com o celular e receber dados do aplicativo como valor calórico, grupo de comida e informações sobre alergia para cada item em um prato, afirma o diretor de estratégias tecnológicas do Microsoft Research da Asia, Eric Chang. Para facilitar esse processo, o celular poderia receber as informações por meio da leitura de uma etiqueta anexada ao prato, segundo Chang.

Os sensores de movimento dos dispositivos podem detectar os passos das pessoas e o MyLife é capaz de contar cada um deles durante um dia, afirma Chang. O aplicativo ainda não usa microfones, mas pode passar a utilizar para obter mais informações sobre as atividades e o ambiente ao redor do usuário.

Outros pesquisadores da Microsoft estão estudando como o console Xbox360 pode ser usado em salas de hospitais. "As unidades do videogame, que são mais baratas do que os equipamentos tradicionais de hospitais, mas têm um hardware poderoso, estão sendo analisadas em um projeto para transmitir informações de históricos médicos eletrônicos em telas para os pacientes," afirma o pesquisador sênior do Microsoft Research, Desney Tan.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail