Home > Notícias

Microsoft explica o motivo da correção de bug do SP3 do Windows XP

Companhia corrige problema no Service Pack sistema operacional duas semanas antes da atualização oficial e esclarece usuários.

Computerworld/EUA

15/04/2008 às 9h02

Foto:

A confusão feita pela Microsoft no processo de instalação de atualizações para o Windows XP indica que a companhia corrigiu uma falha crítica no ainda não finalizado Service Pack 3 do sistema semanas antes de qualquer outra versão da linha.

A falha, que fez com que determinados micros terminassem em ciclos perpétuos de boot, foi estranhamente similar ao enfrentado por usuários do Vista em fevereiro.

Crackers já tentaram explorar o bug, que foi corrigido oficialmente na última terça-feira - na verdade, duas semanas após a mais nova versão do Windows XP SP3 ter sido divulgada com a falha corrigida.

Segundo muitos usuários do sistema nos fóruns de suporte da Microsoft, os PCs começaram a reinicializar imediatamente após a atualização para o SP3. "Havia atualizado meu PC para o SP3", afirmou o usuário identificado como "yaojinglin". "A instalação teve sucesso, mas quando reinicializei meu PC, ele começou a entrar em boot por tempo indefinido".

Quase dois meses antes do incidente, alguns usuários do Windows Vista experimentaram problema similar após uma atualização feita para preparar as máquinas para o então quase lançado Service Pack 1. É possível que as similaridades não passem de coincidência.

Nas discussões do fórum da Microsoft, um representante da empresa chamado Shashank Bansal afirmou, ao entrar na discussão, que o problema acontecia apenas na versão 3311 do Windows XP SP3.

"Acontece porque (o pacote de correção) KB948590 interrompe a instalação da versão SP3 do gdi32.dll no sistema pelas diferenças de arquivos", esclareceu.

A versão 3311 do Windows XP SP3 foi divulgada para o público em geral no dia 19 de fevereiro, chamada de "Windows XP SP3 Release Candidate 2" pela Microsoft, e sucedida pela versão 5508 do sistema mais de um mês depois.

"Usar uma versão posterior do SP3 asseguraria que a questão não aconteceria", afirmou Bansal, esclarecendo ainda que o problema poderia ser resolvido com o boot da máquina com um disco de instalação do Windows, selecionando a opção para restaurar o sistema, e então copiando o arquivo "gdi32.dll" de um diretório para outro.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail