Home > Notícias

Microsoft finaliza desenvolvimento da primeira atualização do Windows 8.1

Segundo relatos, Windows 8.1 Update 1 está pronto para entrega aos fabricantes, e será distribuído aos usuários em 8 de Abril.

Gregg Keizer, Computerworld (US)

05/03/2014 às 15h25

Foto:

Segundo relatos, a Microsoft atingiu um ponto crítico no desenvolvimento da primeira atualização para o Windows 8.1, que deve ser lançada no próximo mês. 

A empresa ainda não anunciou publicamente que o software atingiu o estágio “Release to Manufacturing” (RTM), ou seja, que está pronto para duplicação e entrega aos fabricantes de hardware. Mas de acordo com infomações de WZor.net, um site um russo conhecido por regularmente colocar as mãos em versões em desenvolvimento do Windows, inclusive aquelas destinadas aos fabricantes (OEMs), a versão RTM foi compilada em 21 de Fevereiro e aprovada e assinada em 26 de Fevereiro.

De acordo com o site, a Microsoft irá postar o Windows 8.1 Update 1 (um nome não oficial) na rede para desenvolvedores MSDN no primeiro ou segundo dia de Abril, e o lançamento ao público, via Windows Update, será feito em 7 ou 8 de Abril.

2 de Abril é a data mais provável para o lançamento na MSDN, já que é a data de início da Build, a conferência anual para desenvolvedores da Microsoft, que será realizada em San Francisco. Da mesma forma, 8 de Abril é a data mais provável para o lançamento público, já que é a “Patch Tuesday” do mês, data na qual a Microsoft lança pacotes de atualizações de segurança.

A Microsoft já divulgou algumas das mudanças no Windows 8.1 Update 1, incluindo um foco geral em “tornar a interface mais familiar e conveniente para os usuários com mouse e teclado”, como disse há uma semana Joe Belfiore, executivo encarregado da experiência do usuário no Windows Phone e Windows 8.1.

Mas a empresa não confirmou uma mudança que pode ter o maior, e mais duradouro, impacto: boot por padrão no ambiente desktop em máquinas sem telas sensíveis ao toque. Alguns analistas interpretam isso como uma retirada da estratégia de “forçar o Metro” que a Microsoft adotou no Windows 8 e Windows 8.1. Ambos exigem que o usuário passe pela nova Tela Iniciar antes de acessar o desktop. O Windows 8.1 tem uma opção para inicializar o sistema automaticamente no desktop, mas ela vem desabilitada por padrão.

O Winows 8.1 Update 1 também irá refinar os requisitos de hardware do sistema. De acordo com Belfiore, a atualização será capaz de rodar em aparelhos com apenas 1 GB de RAM e 16 GB de memória interna, uma mudança necessária se a empresa espera que o sistema se torne popular em tablets e notebooks de baixíssimo custo.

Segundo relatos o Windows 8.1 Update 1 será entregue aos usuários através do serviço de atualização Windows Update e seu equivalente corporativo WSUS (Windows Server Update Services), e não através da Windows Store, como aconteceu com o Windows 8.1.

Se a Microsoft lançar o Windows 8.1 Update 1 em 8 de Abril, isso representará uma explícita “troca de guarda”, já que na mesma data a empresa irá encerrar o suporte ao Windows XP, em cuja erradicação a Microsoft vem realizando consideráveis esforços, por enquanto sem muito sucesso.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail