Home > Notícias

Microsoft finalmente lança aplicativo do Office para iPad

A partir de hoje, 27, usuários do iPad terão disponíveis na App Store os aplicativos para Word, Excel, e PowerPoint.

Da Redação*

27/03/2014 às 14h11

officeipad_43502.jpg
Foto:

Como era esperado por muitos, a Microsoft finalmente anunciou o lançamento do Office 365 para iPad. A novidade foi confirmada nessa quinta-feira (27) durante a apresentação de Julia White, gerente geral do Microsoft Office, em um evento para à imprensa, em São Francisco.

A executiva subiu ao palco com um iPad - isso mesmo - nas mãos. "Ai se eu tivesse o Office oficial para iPad, eu poderia fazer mais. Bom... acontece que, a partir de hoje, você pode!", disse ela.

De acordo com Julia, agora os usuários de iPad terão disponíveis na App Store os aplicativos para Word, Excel, e PowerPoint. E, caso o usuário seja assinante do Office 365, ele pode obter a versão para o dispositivo da Apple sem que seja cobrada uma taxa extra por isso.

Vale lembrar que a versão gratuita permite apenas que o usuário leia e apresente documentos.

As ferramentas de colaboração também funcionarão nessa versão para o iPad, permitindo que os usuários compartilhem e vejam edições e marcações em um documento do Word, por exemplo.

Sobre o Office

A interface do Office para iPad é bem parecida com as atuais para Windows e Mac, e com uma porção de ferramentas além das dispoíveis na versão lançada para iPhone

Destaque para o Excel, que terá um menu personalizado, que permite adicionar facilmente fórmulas e equações nas tabelas. Além disso, o programa recomenda ao usuário o melhor gráfico a ser utilizado e permite a pré-visualização deles em tempo real. 

"Definitivamente essa não é um aplicativo Windows que migrou para o iPad", disse ela. Ou seja, cada aplicação será nativa e terá suporte para documentos do dispositivo e do OneDrive.

Já no Power Point, o usuário tem a possibilidade de redimensionar facilmente as imagens por conta do touch screen.

Além disso, se o usuário estiver utilizando o iPad durante uma apresentação por meio do Power Point, ele também tem a possibilidade de criar um ponteiro a laser virtual, bastando apenas tocar no local desejado na tela do dispositivo e segurar.

Julie também comentou sobre a possibilidade de um mesmo documento migrar entre PC, Mac e navegador sem que o arquivo sofra qualquer tipo de perda.

Sobre o evento

Nadella, que assumiu o posto de CEO há pouco mais de um mês, subiu ao palco para contar um pouco sobre o futuro da empresa. "O que quero enfatizar é que nós, como empresa, podemos fazer para servir nossos consumidores de forma única e melhor", disse o executivo ao abrir o seu discurso.

De acordo com o executivo, os próximos passos da gigante de Redmond estão sendo traçados com foco na nuvem. "A apresentação de hoje é sobre dar a você o primeiro passo da nossa jornada e fazer deste um grande vetor de inovação para toda a Microsoft", disse.

Com relação ao Office, Nadella disse, após a apresentação de Julie, que a nova estratégia para o produto é estar disponível para um bilhão de usuários, de qualquer dispositivo, em qualquer lugar. "Esse é o nosso real compromisso com o Office 365 para todos os lugares", concluiu Nadella.

Vale lembrar que essa é uma abordagem bem diferente da do CEO anterior, Steve Ballmer, que chegou a dizer que achava "desnecessária" a ideia de se desenvolver um Office para iPad.

*Com informações do The Verge.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail