Home > Notícias

Microsoft irá revelar DirectX 12 durante a Game Developers Conference

Descrição de apresentação que será feita durante a conferência fala em “chegar mais perto do hardware” e “melhor desempenho”.

Hayden Dingman e Brad Chacos, PCWorld EUA

06/03/2014 às 13h00

DX12_Abre-435px.jpg
Foto:

O dragão adormecido finalmente acordou. O conjunto de APIs para jogos e multimídia DirectX irá receber sua primeira atualização em seis anos, de acordo com uma revelação da Microsoft em seu blog para desenvolvedores. E talvez não seja coincidência que o anúncio venha apenas algumas poucas semanas após o lançamento da badalada API Mantle, da AMD.

Teremos nossa primeira prévia do DirectX 12 em 20 de Março, quando Anuj Gosalia gerente de desenvolvimento de gráficos para o Windows, fizer uma apresentação chamada “DirectX: Evolving Microsoft’s Graphics Platform” (“DirectX: Evoluindo a Plataforma Gráfica da Microsoft”) durante a Game Developers Conference 2014 (GDC14) em San Francisco, nos EUA.

Tudo o que sabemos sobre o DX12 até o momento vem da descrição da palestra de Gosalia.

“Por cerca de 20 anos o DirectX vem sendo a plataforma usada por desenvolvedores para criar os jogos mais rápidos e visualmente impressionantes no planeta. Entretanto, vocês tem nos pedido mais. Você pediram para chegar ainda mais perto do hardware, e para fazer isso em uma variedade sem igual de componentes. Você também pediram melhores ferramentas para que possam arrancar cada gota de desempenho de seus PCs, tablets, smartphones e consoles”.

Ou seja, podemos esperar um aumento no desempenho? Certamente. E podemos esperar compatibilidade entre plataformas, mantendo o foco da Microsoft em PCs, smartphones e tablets? Definitivamente: note todas as menções à mobilidade e o logo da Qualcomm na imagem acima.

Entretanto, por enquanto quase não há detalhes. Como o DirectX 11.1 veio com o Windows 8 e o DirectX 11.2 exige o Windows 8.1, não será uma surpresa ver o DirectX 12 amarrado à próxima versão do Windows. Será que a atualização conhecida como “Threshold”, que segundo rumores será lançada em 2015, servirá de veículo para o DirectX 12? De acordo com relatos as mudanças introduzidas nesta atualização são grandes o suficiente para merecer o título de “Windows 9” em vez de apenas “Windows 8.2”, o que tornaria apropriada a introdução de uma geração completamente nova do DirectX.

Também estamos curiosos para ver que tipo de melhorias a Microsoft irá oferecer em um mercado cada vez mais competitivo, com a Valve promovendo o OpenGL com seu SteamOS e a AMD ativamente advogando em defesa de sua tecnologia Mantle, que dá aos desenvolvedores mais acesso direto ao hardware da empresa, e portando melhor desempenho, do que ferramentas de alto nível como DirectX e OpenGL, projetadas para suportar hardware dos mais variados fabricantes e modelos.

gamesshutter_625.jpg

A promoção do Mantle pela AMD e o questionamento público sobre a Microsoft sequer se preocuparia em atualizar o DirectX provavelmente levaram a empresa ao comentário sobre “estar mais perto do hardware” no teaser do DX12. Mas a Microsoft não será a única emprea mostrando sua tecnologia durante o GDC: a AMD divulgou o seguinte comunicado quando os rumores sobre o anúncio do DirectX 12 começaram a circular:

“Ontem vários artigos foram publicados relatando que o DirectX e OpenGL estão sendo estendidos com recursos que permitem maior proximidade ao hardware e redução na carga extra sobre a CPU. A AMD suporta e comemora uma direção no desenvolvimento de jogos que está alinhada com sua visão de APIs gráficas de mais baixo nível e mais “próximas ao hardware” para jogos. Embora especialistas da indústria esperem que isso leve algum tempo, os desenvolvedores podem aproveitar imediatamente uma API com design eficiente usando Mantle, e a AMD está muito animada em compartilhar o futuro de sua própria API com os desenvolvedores durante a Game Developers Conference deste ano.

A GDC14 acontece entre 17 e 21 de Março, e estaremos por lá acompanhando de perto os principais lançamentos.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail