Home > Notícias

Microsoft lança iniciativa para micro e pequenas empresas

Programa Sol oferecerá softwares, treinamento, suporte, consultoria e acesso a uma comunidade global para startups; investimento é de 2,5 mi de reais

Daniel dos Santos

18/11/2008 às 14h48

Foto:

Em busca de ajuda para desenvolver um novo negócio? Pois se sua empresa tem faturamento anual de até 1,2 milhão de reais, menos de três anos de mercado e trabalha com tecnologia, vale conhecer o programa Sol, iniciativa que acaba de ser anunciada pela Microsoft.

O projeto, que tem  investimentos de 2,5 milhões de reais, oferecerá software, treinamento (online e presencial) e suporte técnico para as chamadas startups (empresas iniciantes) e até aconselhamento para a gestão do negócio. “Os participantes também terão exposição nacional e internacional e acesso a uma comunidade global para colaboração e parcerias”, ressalta Marines Gomes, gerente de desenvolvimento de economia local da Microsoft Brasil. As empresas selecionadas receberão apoio por três anos. Ao final do período, devem desembolsar a taxa de 100 dólares.

De acordo com Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil, a iniciativa deve melhorar a capacidade de sobrevivência dos novos negócios e ajudar na obtenção de capital. “Não falta dinheiro para uma boa idéia, mesmo em momentos de crise”, afirma. Dados apresentados pela empresa no lançamento do projeto Sol afirmam que 22% dos novos negócios no Brasil fecham as portas em menos de dois anos.

Segundo a Microsoft, há no Brasil cerca de 8 mil empresas que enquadram no perfil do programa, sendo que cerca de 500 delas devem participar da iniciativa até metade do ano que vem. Desse volume, 320 startups de todo o Brasil receberão, inclusive, treinamento presencial. Além disso, será realizado um concurso nacional que selecionará 16 companhias para apresentações a investidores, sendo que três delas serão escolhidas para apresentarem seu plano de negócios na sede da Microsoft, nos Estados Unidos.

Depois de fazerem a inscrição pelo site www.microsoftsol.com.br, as empresas serão avaliadas por instituições parceiras da Microsoft no projeto, como Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e Softex (Sociedade Brasileira para Promoção da Exportação de Software). As escolhidas terão, por exemplo, acesso a um pacote com 25 licenças de 55 produtos, como Visual Studio, SQL Server, Windows Vista, Windows Server 2008 e Office.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail