Home > Notícias

Microsoft lança kit de desenvolvimento para o Kinect para PCs

Empresa comemorou lançamento demonstrando aplicativos escritos em apenas 24 horas por desenvolvedores tiveram acesso ao software.

Nancy Gohring, IDG News Service

16/06/2011 às 17h33

Foto:

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira uma versão beta de um kit de desenvolvimento de software (SDK) que permite que entusiastas criem aplicativos para PCs que façam uso do Kinect, um acessório originalmente desenvolvido para o XBox 360 que permite que jogadores controlem um jogo com movimentos do corpo ou comandos de voz, dispensando os controles tradicional.

O Kinect incorpora um sofisticado conjunto de câmeras e sensores para rastrear movimentos e capturar imagens, combinado a um conjunto de microfones que lhe permite ouvir ordens dadas verbalmente pelos jogadores. Agora, desenvolvedores podem usar estes recursos em programas escritos para PCs com o Windows 7. O SDK está disponível apenas para uso não-comercial, mas a Microsoft disse que planeja lançar um pacote para uso comercial no futuro.

O SDK dá aos desenvolvedores acesso direto às informações capturadas pelos sensores no Kinect, incluindo o sensor de profundidade, câmera colorida e conjunto de microfones. Eles poderão, por exemplo, rastrear os movimentos de duas pessoas se movendo em frente ao aparelho para criar aplicativos controlados por gestos.

Recursos de processamento de áudio como supressão de ruído e cancelamento de eco também estão disponíveis, e desenvolvedores poderão usá-los para identificar a origem de sons. Eles também poderão usar a API de reconhecimento de voz do Windows. Os programas poderão ser escritos em C#, C++ ou qualquer linguagem capaz de se integrar à plataforma .Net da Microsoft.

Para marcar o lançamento, a Microsoft convidou um grupo de desenvolvedores acadêmicos e profissionais para criar aplicativos durante 24 horas usando o novo SDK e exibiu os resultados em um evento transmitido via web. Um deles inclui um jogo que pode ser jogado por uma pessoa em casa com um Kinect, acompanhada por segundo jogador remoto com um smartphone Windows Phone 7.

Outro aplicativo permite que um usuário conduza uma orquestra usando gestos com as mãos e um mapa visual dos instrumentos no palco. O condutor pode controlar o tempo e o volume da música movendo as mãos.

A Microsoft acredita que o lançamento do SDK irá possibilitar a criação de uma ampla gama de aplicações em muitos áreas, incluindo entretenimento, robótica, saúde, educação e no setor automotivo. “As possibilidades são quase infinitas”, disse Anoop Gupta, um cientista da Microsoft Research.

Logo após o lançamento do Kinect algumas pessoas começaram a “hackeá-lo” e descobrir como integrá-lo a um PC, desenvolvendo seus próprios aplicativos e usos para o aparelho. A Microsoft inicialmente resistiu a estes esforços, dizendo que faria esforços para manter o Kinect fechado. Mas a empresa rapidamente mudou de idéia, e prometeu o lançamento de um SDK para facilitar o desenvolvimento de aplicativos.

O SDK para o Kinect já está disponível para download, e é gratuito.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail