Home > Notícias

Microsoft lança site para testes do padrão HTML5

Gerido pelo Interoperability Strategy Group da Microsoft, site servirá para testes de uso do novo padrão para a Web.

Computerworld/EUA

22/12/2010 às 8h19

Foto:

Já no ar o HTML5 Labs, da Microsoft. Trata-se de um site de testes para programadores experimentarem com as especificações iniciais do padrão HTML5.

Administrado pelo Interoperability Strategy Group da Microsoft, o HTML5 Labs será a fábrica de testes da Microsoft para protótipos com especificações definidas pelo World Wide Web Consortium (W3C), que apoia o HTML5 para aplicações multimídia na Web.

“Esses protótipos vão nos ajudar a estar em contato com as comunidades de programadores durante implementações com base nas especificações iniciais do padrão, que vão permitir gerar informação para melhorar eventuais normas”, assegura Jean Paoli, gestor para a estratégia de interoperabilidade da Microsoft. “Permite também dar à comunidade alguma visibilidade sobre essas especificações que consideramos interessantes, mas que ainda não estão a ponto de serem consideradas prontas para serem incorporadas oficialmente a produtos e serviços”.

Os protótipos iniciais disponíveis no site incluem:

1 - IndexedDB - Projeto de especificação W3C para armazenar grandes quantidades de dados estruturados no browser. Usa índices que permitem uma performance nas pesquisas sobre os dados.

2 - WebSockets - Tecnologia projetada para simplificar a complexidade em torno do canal de comunicações bidireccional e "full-duplex" sobre um único "socket" TCP. Pode ser executado em browsers e servidores Web e usado por qualquer aplicação cliente ou servidor. A WebSockets API está a ser normalizada pelo W3C.

“Queremos que os programadores experimentem estes protótipos e nos digam se as APIs são utilizáveis. Estamos disponibilizando-as para ajudar a melhorar as especificações finais”, reafirma Paoli.

No site HTML5 Labs a Microsoft adverte que as especificações são instáveis e podem sofrer alterações.

A Microsoft planeja suportar o HTML5 no Internet Explorer 9. Através do HTML5 Labs, os programadores também ganham uma base estável para fazer experiências com o IE9, segundo a empresa.

“Com muitas tecnologias HTML5 ainda em desenvolvimento, a nossa abordagem é oferecer aos programadores as melhores escolhas e evitar falsos dilemas em torno do suporte à norma”, diz Dean Hachamovitch, vice-presidente para o IE da Microsoft.

Apesar de o Silverlight, da Microsoft, ser visto como concorrente do HTML5, a empresa assegura ter planos para suportar Silverlight e HTML5 em seus produtos Web.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail