Home > Notícias

Microsoft lança sua App Store com aplicativos gratuitos

Windows Store para Windows 8 está acessível para usuários que instalaram a prévia do sistema, liberada para download nessa quarta-feira (29/2)

Gregg Keizer

29/02/2012 às 17h55

Foto:

A Microsoft cumpriu sua promessa e abriu as portas da Windows Store, juntamente com o lançamento da prévia do Windows 8, novo sistema operacional da companhia. A loja funciona como um canal de distribuição para aplicativos da empresa voltados para a interface Metro do software. 

A Windows Store será a única fonte autorizada para distribuição de aplicativos para a interface do sistema operacional, sublinhou a fabricante, porém a loja eventualmente irá incluir links para opções de aplicativos desenvolvidos para o desktop tradicional com Windows x86/64. A companhia irá ficar com 30 % da receita de apps até o montante de 25 mil dólares - a mesma porcentagem cobrada pela Apple na Mac App Store - porém esa taxa irá cortada para 20% depois que a companhia alcançar a cifra.

Veja também: Windows 8 melhora, mas ainda não sabe o que quer

Durante o período da disponibilização do preview do Windows 8 e o lançamento da versão final do sistema operacional (previsto para para o segundo semestre deste ano), a companhia de Redmond afirmou que todos os apps serão gratuitos para download e instalação. Entre as aplicações oferecidas estão vencedores de um concurso organizado pela empresa em dezembro do ano passado, e variam deste ferramentas com informações sobre o clima até games como o famoso Cut the Rope, além de apps de jornais como Los Angeles Times e uma versão do Evernote para Metro.

Pelo menos por enquanto, versões anteriores do sistema operacional, incluindo o Windows 7, lançamento mais recente da companhia, ainda não podem acessar a Windows Store. 

Empresas também poderão contornar a Windows Store ao fazer downloads “laterais” de apps criados internamente diretamente para os computadores e dispositivos de seus colaboradores. A Microsoft também divulgou mais informações a respeito desse método de download e do gerenciamento de apps em seu site. 

O Windows 8 não tem uma data oficial de lançamento, porém Steven Sinofsky, responsável pelo produto na Microsoft, afirmou que o ciclo de desenvolvimento deve seguir os passos do que aconteceu com o Windows 7, com a Release Candidate logo em seguida, para finalmente chegar ao Release to Manufacturing, a versão que será entregue aos fabricantes de PCs.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail