Home > Notícias

Microsoft lançará hoje o “Release Preview” do Windows 8

Nova amostra do novo sistema deverá ser muito mais próxima do produto que chegará às lojas no final deste ano, mas ainda estará incompleta.

Gregg Keizer, Computerworld EUA

31/05/2012 às 11h51

Foto:

A Microsoft lançará nesta quinta-feira o “Release Preview” do Windows 8, vários dias antes do esperado. A informação vem de um post que foi ao ar por alguns minutos em um blog da empresa. 

Escrito por Chuck Chan, um executivo que é parte da equipe de desenvolvimento do Windows, o post foi rapidamente removido do site, mas ficou no ar por tempo suficiente para ser notado por vários usuários. O site Neowin foi o primeiro a relatar o “vazamento” da informação e a data de lançamento.

Leia também
» Microsoft oficializa o nome Windows 8 e anuncia quatro versões do sistema
» Conheça quatro grandes melhorias de segurança do Windows 8
» Análise: Windows 8 melhora, mas ainda não sabe o que quer

Anteriormente a Microsoft havia prometido entregar o Release Preview na primeira semana de Junho, o que muitos, incluindo nós, assumia como sendo a semana entre os dias 4 e 8. Mas considerando que esta sexta é 1º de Junho, a empresa deve estar pensando diferente e considerando esta semana como a primeira.

A chegada do Release Preview no final de Maio está de acordo com um cronograma detalhado em Março por Michael Cherry, um analista do site Directions on Microsoft, que disse que a empresa de Redmond iria entregar a versão três meses após o Consumer Preview (a segunda prévia do sistema, lançada no início de março), com lançamento da versão final, conhecida como “Release to Manufacturing” ou RTM, três meses após o Release Preview.

De acordo com o calendário de Cherry, a Microsoft teria de entregar o Windows 8 Release Preview no final de Maio, e a versão RTM no final de Agosto. A RTM é a mais importante das duas, pois é a versão que será entregue aos fabricantes de PCs para instalação em suas máquinas, e às fábricas de DVDs para produção dos discos que chegarão às lojas. A Microsoft ainda não anunciou a data de lançamento ou preços do Windows 8, mas analistas esperam que o sistema chegue às lojas em Outubro com preços idênticos aos do Windows 7. 

Em contraste às tradicionais versões “Release Candidate”, que tem todos os recursos do produto final, o Windows 8 Release Preview ainda está inacabado. Há duas semanas a Microsoft admitiu que irá abandonar a interface Aero - familiar aos usuários do Vista e Windows 7 - no Windows 8, mas que não irá mostrar o novo visual no Release Preview.

O post de Chan, o primeiro em um novo blog chamado “Windows Hardware and Developer”, não informou a que horas o Release Preview estará disponível para download. Mais informações, incluindo instruções de instalação e requisitos de sistema, estarão disponíveis após o anúncio oficial.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail