Home > Notícias

Microsoft libera atualização de segurança contra malware Zeus

Desde 28 de setembro, autoridades de diversos países prenderam mais de 100 integrantes de uma gangue ligada ao uso da botnet.

IDG News Service

13/10/2010 às 8h49

Foto:

Duas semanas após a polícia ucraniana prender cinco pessoas acusadas de roubar dados bancários com o malware Zeus, a Microsoft tomou algumas medidas para dificultar a instalação da ameaça em computadores pessoais.

Na última terça-feira (12/10), a companhia lançou uma atualização do programa Malicious Software Removal Tool (MSRT), incluindo uma proteção contra o código malicioso. O lançamento deve dificultar a ação de criminosos que queiram utilizar o malware em PCs sem um antivírus devidamente instalado.

O MSRT é amplamente utilizado para remoção de vírus e pode ser usado gratuitamente por usuários do Windows 7; Windows Server 2003; Windows Vista e Windows XP.

De acordo com um recente estudo da empresa de segurança Trusteer, 45% dos equipamentos infectados pela botnet não tem um antivírus instalado ou pelo menos não utiliza uma versão atualizada. 

Por outro lado, o Zeus também tem sido eficaz em evitar métodos de identificação como os adicionados ao MSRT. Segundo o mesmo estudo, 55% das infecções aconteceram em máquinas com programas de segurança. 

Desde 28 de setembro, autoridades do Reino Unido, Estados Unidos (EUA) e Ucrânia prenderam mais de 100 integrantes de uma gangue relacionada ao uso do malware. No entanto, dezenas de outros grupos menores ainda estão em liberdade. 

A ação do Zeus está principalmente relacionada ao roubo online de dados bancários, embora especialistas também tenham destacado que ele poderia ser usado para roubar também informações corporativas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail