Home > Notícias

Microsoft libera especificações de formatos de arquivos do Office

Na tentativa de padronizar o Open XML, Microsoft libera especificações dos formatos de códigos binários usados no Office.

Por Redação do IDG Now!

18/02/2008 às 11h54

Foto:

A Microsoft Corp. abriu publicamente as informações técnicas sobre formatos de arquivos binários do pacote de produtividade Office, na sexta-feira (15/02), a todos os desenvolvedores interessados. A empresa prometeu que não processará ninguém por violação de patentes do Office.

As especificações dos formatos de códigos binários usados em arquivos dos programas Word, Excel e PowerPoint  estarão disponíveis por meio do programa Open Specification Promise (OSP), que a Microsoft criou para distribuir publicamente uma série de especificações técnicas.

Os dados incluem formatos de arquivos binários usados em versões para desktop desde o Office 97 até o Office 2007. O formato de arquivo nativo no Office 2007 é o Office Open XML, não um binário. No entanto, o Office 2007 ainda pode salvar arquivos em formatos binários que são basicamente idênticos aos usados no Office 2003.

O anúncio da Microsoft é uma das medidas na empresa para fazer com que seu formato de armazenamento de documentos, Open XML, torne-se um padrão aprovado pela ISO, como hoje é o ODF.

A empresa se prepara para uma nova rodada de votações pelos membros da ISO no final deste mês. A proposta de tornar o Open XML um padrão foi negada pela ISO na rodada inicial de votações, realizada em setembro do ano passado.

A publicação de especificações para o formato binário pode facilitar o desenvolvimento de aplicações interoperáveis com o Office - mesmo no caso de rivais de código aberto do pacote da Microsoft, como o OpenOffice.org ou seu parente mais próximo, o Symphony, da IBM.

A Microsoft já distribuiu informações sobre formatos de códigos binários gratuitamente a centenas de companhias. No entanto, na avaliação de Brian Jones, gerente de programas da Microsoft, diversos órgãos nacionais de padronização que participam do processo junto à ISO pediram que a empresa facilitasse a abertura de informações técnicas sobre formatos do Office.
++++
Como parte do programa OSP, a Microsoft "promete irrevogavelmente" não apresentar qualquer reclamação contra desenvolvedores "por produção, uso, venda, oferta, importação ou distribuição de qualquer implementação para estender o programa conforme a especificação".

Os desenvolvedores não devem assinar qualquer acordo de licenciamento para usar as especificações, tampouco notificar a Microsoft sobre o uso das mesmas ou suas aplicações.

A Microsoft também publicou especificações para outras tecnologias na área de serviços web. Os anúncios incluem uma tecnologia de autenticação para carteira eletrônica, chamada Identity Selector Interoperability Profile, além de especificações para a tecnologia de virtualização Virtual Hard Disk e de autenticação de e-mail, Sender ID.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail