Home > Notícias

Microsoft libera ferramenta para criação de apps universais do Windows 10

A empresa de Redmond lançou nesta semana o preview técnico do Visual Studio 2015, que prevê a criação de aplicativos que rodem em PCs, celulares e tablets.

PC World / EUA

24/03/2015 às 14h57

windows10 menu 520.jpg
Foto:

A Microsoft precisa de aplicativos para o Windows 10 para tornar o sistema um sucesso, mas os desenvolvedores precisam de ferramentas para criá-los. Com o primeiro preview técnico do Visual Studio 2015, eles poderão começar a fazer isso.

Os desenvolvedores que se inscreveram no programa Windows Insiders, da Microsoft, agora podem começar a criar os chamados apps universais para PCs, tablets e smartphones e o console Xbox usando as ferramentas de preview do Visual Studio 2015 para o Windows 10, segundo anunciou a empresa em seu blog.

O objetivo é dar aos desenvolvedores a oportunidade de “brincar” com algumas das novas habilidades do Windows 10 enquanto a Microsoft termina de construir o sistema, afirmou a companhia de Redmond. As capacidades incluem a interface de usuário adaptável do Windows 10, que muda para acomodar as telas de diferentes tamanhos.

Os aplicativos criados usando o preview podem ser instalados em PCs rodando o Windows 10, mas isso ainda não vale para smartphones ou Xboxes. No entanto, ao usar o emulador incluso do Windows 10 Phone é possível ver como o app ficará nos smartphones. O emulador permite que os desenvolvers escolham entre diferentes tamanhos de telas, resoluções e quantidades de RAM. Um emulador nunca pode replicar a experiência de usuário em um aparelho real, mas permite que os desenvolvedores comecem a experimentar.

O conceito de aplicativos universais promete muito, mas a Microsoft ainda precisa provar que pode entregar o que se espera. Se a empresa realmente fizer o que está dizendo, então os desenvolvedores, especialmente os que focam no mercado corporativo, vão achar essa proposta atraente, afirma o VP da consultoria IDC, John Jackson.

Vale notar que a Microsoft não está forçando os desenvolvedores a criar apps universais. Eles ainda tem a opção de criar múltiplos projetos que podem finalizar para diferentes aparelhos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail