Home > Notícias

Microsoft libera Office 2010 Beta para teste público

Também está disponível o beta do SharePoint 2010. Versões finais destes aplicativos são esperadas para meados de 2010.

Nando Rodrigues, da PC World*

18/11/2009 às 12h29

office2010-main150.jpg
Foto:

Atualizada às 17h37

office2010-main150.jpgA Microsoft liberou nesta quarta-feira (18/11) o Office 2010 Beta, primeira versão de testes pública do novo pacote de aplicativos de produtividade. O lançamento vinha sendo aguardado há alguns dias, desde que a empresa começou e enviar e-mails convidando usuários em todo o mundo para testar o novo aplicativo. O anúncio foi feito esta manhã, durante a PDC09, conferência para desenvolvedores que acontece em Los Angeles (EUA). A empresa também anunciou a versão beta do SharePoint 2010.

O download está disponível na página da Microsoft. Contudo, o idioma do software, nesta fase de teste público, está em inglês, informa o gerente-geral da divisão de produtividade e colaboração da Microsoft,  Eduardo Campos de Oliveira. “Estamos ampliando a estratégia de testes do novo aplicativo, que já está sendo usado pelo grupo MVP [Most Valuable Professional], e que agora chega ao público em geral”, diz.

Leia também: 
>> Maior parte das novidades do Office 2010 está na web

Campos diz que apesar de o Office 2010 Beta ter sido exaustivamente testado, ainda podem existir bugs. Por esse motivo, a Microsoft aconselha que o aplicativo não seja utilizado em ambientes de produtividade. “Entendemos que os aficionados por tecnologia e os early adopters são o público adequado para usar o Beta porque entendem os riscos e podem colaborar nos dando retorno sobre problemas encontrados e sugerindo ajustes”. Segundo ele, a versão beta do Office 2010 está praticamente completa, mas ainda existem funcionalidades que não estão disponíveis.

Novidades

Segundo Campos, o Office 2010 Beta poderá ser instalado em praticamente todos os PCs atualmente em uso já que não se trata de um devorador de recursos. A nova versão da suíte, diz, está mais leve e é mais rápida. Dentre as principais novidades, Campos chama a atenção para a interface.

Não espere nada contundente com foi a introdução da Ribbon, com o Office 2007, mas o usuário encontrará ajustes que vão exigir um período de adaptação. A mudança mais visível é a inclusão da nova caixa de ferramentas  no Outlook – inexplicavelmente, a Ribbon ficou de fora do aplicativo.

office2010-350f.jpg

Campos destaca ainda a maior integração do Office 2010 com a nuvem. Segundo ele, o botão que dava acesso ao Office backstage na versão 2007 ganhou novas funcionalidades, inclusive para aproveitar as vantagens do Office Online – versão web  gratuita dos principais softwares que compõem o Office e que chegam para competir com o Google Apps. Infelizmente, algumas dessas funções só estão disponíveis para usuários do Windows Live nos Estados Unidos.

O recurso de impressão no backstage também foi melhorado e o SharePoint irá facilitar a co-autoria de documentos, possibilitando que mais de um usuário edite documentos simultaneamente. A versão 64 bits do Excel amplia o poder de processamento de planilhas mais complexas e será de grande utilidade principalmente para empresas. “Já temos alguns clientes grandes no Brasil que estão usando o Office 2010 por uma questão de necessidade”, diz Campos sem contudo revelar o nomes dessas empresas.

Compatibilidade

O Office 2010 Beta pode ser instalado em um computador que já tenha uma versão anterior do Office instalada e ambas podem ser usadas indistintamente. Contudo, adverte Campos, o aplicativo Outlook será um só – o da versão Beta.

Por conta disso, caso o usuário opte por remover a versão beta da suíte, ele terá de reinstalar o Office original para restaurar o acesso ao Outlook. Os dados (e-mails, agendas e contatos, contudo, serão preservados). Com previsão de lançamento da versão final do Office 2010 para meados do ano que vem, Campos diz que a versão beta da suíte deve funcionar “por menos de um ano”.

* O jornalista viajou a Los Angeles a convite da Microsoft Brasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail