Microsoft libera preview de nova versão do app Windows Terminal

O novo Windows Terminal 1.0 será lançado ainda no segundo semestre deste ano, informou a Microsoft.

Foto: Mark Hachman, da PCWorld (EUA)
https://pcworld.com.br/microsoft-libera-preview-de-nova-versao-do-app-windows-terminal/
Clique para copiar

A Microsoft lançou na última sexta-feira (21) uma prévia do Windows Terminal, permitindo acesso antecipado ao aplicativo de terminal de código aberto que está programado para o lançamento da versão 1.0 neste inverno.

Embora a versão de pré-visualização do aplicativo Terminal possa ser baixada da Microsoft Store, a Microsoft alertou que atualmente possui muitos problemas de usabilidade. Por exemplo, embora a interface com guias parecesse funcionar, as janelas dos tearaways ainda não pareciam funcionais. Você precisará do Windows 10 versão 18362.0 ou superior como pré-requisito, disse a empresa.

(A Microsoft publicou a pré-visualização do Windows Terminal na Microsoft Store no início da sexta-feira, mas o aplicativo não estava disponível para download. Isso mudou na tarde do mesmo dia, quando a visualização do Terminal foi publicada).

A Microsoft anunciou o novo Terminal em maio durante sua conferência de desenvolvedores Microsoft Build, com suporte a caracteres Unicode e UTF-8, temas personalizados e até mesmo um mecanismo de renderização de texto acelerado por GPU. A Microsoft disse então que, embora tivesse gostado de atualizar o aplicativo existente do Windows Console, adicionar outras melhorias significativas teria quebrado a interface. A ideia era tornar o novo Terminal mais parecido com o Windows e o navegador Edge.

Naturalmente, a Microsoft disse que continuará publicando as atualizações à medida que se move para uma versão 1.0. “Uma das principais prioridades do Terminal é incluir suporte robusto à acessibilidade, como você tem hoje na experiência de linha de comando padrão no Windows”, escreveu Kayla Cinnamon, gerente de programas da Microsoft, em um post no blog. “Grande parte desse trabalho já está concluída e é nossa maior prioridade oferecer suporte à tecnologia assistencial na próxima atualização da Microsoft Store”, completou.

A Microsoft tornou as configurações do Terminal configuráveis ​​por meio de um arquivo JSON, que deve ser aberto com um editor de texto separado. Depois de salvar, o Terminal será atualizado automaticamente para refletir suas alterações, disse a Microsoft. Isso permite que os usuários configurem uma imagem de plano de fundo personalizada, muito parecida com um tema do Windows. Os usuários também podem ativar o efeito “acrílico” do Windows, que introduz transparência – ou não, pois cabe ao usuário habilitá-lo e definir o nível de opacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site