Home > Notícias

Microsoft libera versão de preview do Internet Explorer 9

Versão, que não possui barra de endereços, é feita para desenvolvedores e só roda nos sistemas Windows 7, Vista e Server R2.

Gregg Keizer, da Computerworld/EUA

16/03/2010 às 14h49

ie9_preview_150.jpg
Foto:

A Microsoft divulgou nesta terça-feira (16/3) um preview público da nova versão do seu software navegador, o Internet Explorer 9 (IE9), direcionado para desenvolvedores de web.  “A versão de testes, e o retorno esperado dela, marcam uma grande mudança em relação às versões anteriores do IE", disse  o diretor geral de desenvolvimento do navegador, Dean Hachamovich, em um comunicado divulgado antes do lançamento público do IE9, feito durante a conferência de desenvolvimento da Microsoft MIX10.

Chamado de IE9 Platform Preview, a versão de testes do browser está longe de estar polida, ou mesmo finalizada, reconhece a Microsoft. “Por mais que ele carregue e renderize páginas usando a plataforma do Internet Explorer 9, ainda não é feito para ser exatamente um navegador”, avisa o comunicado. “Essa versão é apenas inicial para acompanhar o trabalho feito pela Microsoft, que está pronta para compartilhá-lo com a comunidade de desenvolvimento”.

O navegador não possui algumas ferramentas fundamentais para a navegação como a barra de endereços, além de recursos de segurança como filtros antimalware e o mecanismo de navegação privada do IE8.

ie9_preview

Para dar aos designers de sites, desenvolvedores de aplicativos e outros que querem observar o progresso do novo navegador uma chance de testar o IE9, a Microsoft criou o que ela chama de site “test drive”, que mostra recursos e melhorias feitas que estão inclusas na versão de testes do navegador.

O Platform Preview roda apenas no Windows 7, Windows Vista SP2 e Windows Server R2. Os dois últimos sistemas operacionais precisam do Platform Update, liberado pela Microsoft em outubro do ano passado. A versão de testes não roda no Windows XP, que representa 71% de todos os sistemas da Microsoft.

“O Internet Explorer 9 requer  gráficos modernos e base de segurança que vem desde 2001, e deve rodar em um sistema operacional moderno”, disse um representante da empresa.

O IE9, que a Microsoft garante possuir desempenho melhorado, usa o processador gráfico do PC para melhorar a renderização de textos e imagens usando o Direct2D e interface de programação de aplicativos (API) do DirectWrite. O suporte aos APIs é feito no Windows 7 e adicionados ao Vista e ao Server 2008 R2 com o Platform Uptade.

ie9_java
Fonte: Webkit.org

Diferente das versões completas do navegador, o IE9 Platform Preview não substitui versões existents do navegador – como o IE7 no Vista ou o IE8 no Windows 7 – e roda junto com os softwares no computador. O preview do IE9 possui 31 MB e pode ser baixado no site Test Drive da Microsoft.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail