Home > Notícias

Microsoft lidera iniciativa para melhorar os trackpads dos notebooks

Parceria com a Intel, Elan e Synaptics visa criar trackpads que respondam a gestos com mais agilidade e fluidez

Jared Newman, PCWorld EUA

04/07/2013 às 12h47

Precision_TouchPad-435px.jpg
Foto:

Durante uma apresentação na conferência Build 2013, na semana passada, um executivo da Microsoft revelou uma iniciativa chamada Precision Touchpad, um esforço conjunto com a Intel, Elan e Synaptics para melhorar a precisão e resposta dos trackpads usados em notebooks com Windows. Dada a quantidade de máquinas que encontramos que tem sua reputação manchada por trackpads incrivelmente ruins, é bom saber que a Microsoft está disposta a tentar resolver o problema.

“Da mesma forma que fizemos uma imensa melhoria no suporte ao toque no Windows 8, estamos aprimorando esta experiência no Windows Blue”, disse James Clarke, um gerente de programa na equipe Windows na Microsoft, se referindo ao codinome do Windows 8.1. 

Clarke critica a falta de consistência e confiabilidade nos trackpads atuais. “Se você entrar uma Best Buy, por exemplo, e experimentar um punhado de trackpads em diferentes máquinas, provavelmente terá experiências muito diferentes, e encontrará materiais muito diferentes. Alguns são ásperos, outros são suaves, alguns respondem bem ao toque, outros não. É tudo muito inconsistente, e queremos corrigir isso”.

O que é o Precision Touchpad?

Esta tecnologia permitirá que o Windows controle diretamente alguns aspectos do trackpad, como o rastreamento dos dedos e detecção de palma, em vez de deixar o trabalho para terceiros. Clare disse que a Microsoft irá se concentrar na fluidez dos gestos, incluindo a rolagem com dois dedos e o zoom “em pinça”, e em detecção precisa da palma da mão.

Uma rápida demonstração em um protótipo mostrou um notebook com Windows 8 respondendo com rapidez e fluidez a vários gestos. Embora os fabricantes de touchpads já estejam fazendo muitas das coisas que a Microsoft quer fazer, como a rejeição de palma, a idéia por trás do Precision Touchpad é tornar a experiência mais consistente.

blackfriday50889ciodgf.jpg

Para os fabricantes de PCs, estas melhorias chegam na hora certa. As vendas de PCs tradicionais estão despencando à medida em que os consumidores compram tablets mais baratos, e os fabricantes de PCs estão depositando suas esperanças em aparelhos mais caros, como híbridos com o Windows 8 e Ultrabooks. Em outras palavras, os fabricantes querem que você gaste o equivalente a um Macbook em uma máquina bem legal que seja feita para durar.

Mas parece difícil justificar gastar muito em um belo Ultrabook se ele algo parece estar errado durante o uso. E o trackpad é um fator importante, já que você irá interagir com ele o tempo todo. Uma iniciativa para aprimorar os trackpads de todos os PCs certamente é bem-vinda.

Infelizmente, ainda vai demorar um pouco para que notebooks e Ultrabooks com o Precision TouchPad apareçam nas lojas. Clarke disse que as máquinas começarão a chegar às lojas “em disponibilidade limitada” no final deste ano, com produção em massa em 2014.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail