Home > Notícias

Microsoft marca o lançamento do Windows 8 para o dia 26 de Outubro

Data está dentro do esperado por analistas e pela imprensa. Tablets com Windows 8, como o Surface, devem chegar às lojas na mesma época

Gregg Keizer, Computerworld EUA

18/07/2012 às 19h36

Foto:

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira que o Windows 8 chegará às lojas no dia 26 de Outubro deste ano, uma sexta-feira, daqui a pouco mais de três meses. Novos PCs com o sistema operacional pré-instalado estarão à venda no mesmo dia, disse Brandon LeBlanc, um porta-voz da Microsoft, em um post no blog da empresa.

Pouco antes de LeBlanc publicar a notícia Stephen Sinofsky, presidente da divisão responsável pelo Windows e Windows Live, anunciou a data durante o evento Microsoft Global eXchange (MGX), um encontro anual de executivos, vendedores e gerentes de produto da empresa. O evento é fechado ao público.

A data não é uma grande surpresa. O Windows 7 foi lançado em 22 de Outubro de 2009, a penúltima quinta-feira do mês. Vários veículos de imprensa usaram esta data como base para estimar o lançamento do Windows 8 para o dia 25 de Outubro de 2012. Erraram por apenas um dia.

Na semana passada a Microsoft havia anunciado que o Windows 8 seria lançado “no final de Outubro” e que o sistema atingiria o estágio RTM, ou “Release to Manufacturing”, no início de Agosto. É neste estágio que a Microsoft certifica o software como pronto para entrega aos fabricantes de PCs, empresas como a HP, Dell e Lenovo, para que possam começar a instalá-lo em seus computadores.

A data de 26 de Outubro também é significativa para usuários que atualmente rodam o Windows XP, Vista ou Windows 7, já que marca o início da oferta de atualização do sistema por US$ 39,99. O preço é uma redução dramática em relação às atualizações anteriores. E todos os usuários que fizerem a atualização receberão o Windows 8 Pro, a mais avançada das duas versões que estarão nas lojas.

A Microsoft também amarrou o lançamento do sistema operacional Windows RT e de seu primeiro tablet, batizado de “Surface”, ao lançamento do Windows 8. Mas ainda há um espaço para manobra no tablet, já que a Microsoft disse que ele estaria nas lojas “por volta” do lançamento do Windows 8, e não na data exata.

Algumas dúvidas ainda persistem, entre elas o preço do tablet Surface com Windows RT, se outros fabricantes lançarão tablets na mesma época e o preço do Windows 8 em uma versão não-upgrade, chamada System Builder. Esta versão será necessária por aqueles que estejam montando seus próprios PCs, ou usuários de Mac que queiram rodar o sistema em suas máquinas, e não tem à mão uma licença de uma versão anterior do Windows.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail