Home > Notícias

Microsoft modifica o Windows 8.1 para ajudar os novos usuários

Interface incluirá “dicas” para incentivar os usuários a descobrir opções e menus ocultos, e um novo app explicará os principais pontos do sistema.

Jared Newman, PCWorld EUA

12/08/2013 às 16h35

Win81_Abre-435px.jpg
Foto:

Embora a maior parte das grandes mudanças no Windows 8.1 tenha sido anunciada em Junho, a Microsoft está fazendo mais alguns ajustes antes de distribuir o sistema aos usuários. As mudanças, que devem reduzir a curva de aprendizado do sistema, apareceram em uma versão “quase final” do Windows 8.1 que “vazou” para a Internet e foi testada pelo site The Verge

Por exemplo, apps como Email e Calendário agora mostram uma fina barra no topo ou rodapé da tela, com reticências (...) no canto direito. Elas significam que há opções e menus adicionais escondidos, que podem ser acessados deslizando os dedos do topo (ou rodapé) para o centro da tela, ou clicando com o botão direito do mouse.

É uma mudança sutil, mas que deixa claro para os usuários que há mais do que eles estão vendo na tela. E também deixa o sistema mais consistente com o Windows Phone, que também esconde opções atrás de um botão com reticências. 

Outra mudança no Windows 8.1 não é tão sutil: alguns apps irão lembrar o usuário de deslizar os dados da borda direita para o centro da tela para acessar a barra de “Charms”, que inclui o atalho para a tela Inicial e outras opções. 

Por fim, o software inclui um app chamado Help + Tips, que foi anunciado em junho mas não foi incluso no Windows 8.1 Preview. Ele mostra aos usuários como navegar pelo sistema operacional, explica recursos como o armazenamento no SkyDrive e detalha todas as opçõe no app de configurações. Cada seção inclui pequenas animações mostrando como executar certas ações.

Parece que a Microsoft entendeu que os usuários precisavam de mais dicas para se adaptar à nova interface, e decidiu ajudá-los a se familiarizar com os muitos novos recursos e gestos. 

De acordo com a ZDNet o Windows 8.1 deve ser entregue aos fabricantes de PCs ainda neste ano. Uma versão final para os usuários do Windows 8.0 deverá chegar um ou dois meses depois. A atualização será gratuita.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail