Home > Notícias

Microsoft mostra tela que deixa usuário escolher browser na Europa

A companhia explicou hoje como funcionará o procedimento da solução para o caso antitruste do Internet Explorer na Europa.

William Marchiori, da PC World

19/02/2010 às 15h32

Foto:

Depois de propor uma solução para o caso antitruste sobre o navegador Internet Explorer na Europa, a Microsoft apresentou nesta sexta-feira (19/2) as primeiras imagens da solução e explicou como o sistema funcionará na região.

Em dezembro, a Comissão Europeia aceitou a proposta da Microsoft de permitir que os usuários do Windows XP, Vista e 7 escolham o navegador padrão. 

Para isso, a Microsoft usará o Windows Update para lançar uma atualização que removerá o navegador da barra de tarefas e mostrará uma tela informando sobre a importância da escolha do navegador na próxima vez que o usuário entrar no sistema. Para prosseguir com a escolha, é preciso estar conectado à internet.

clip_image0024_46abd87b.jpg
O Internet Explorer é removido da barra de tarefas e um atalho para a tela é criado no desktop.

Ao clicar em Ok, uma tela é exibida para escolha com duas listas de cinco navegadores, sendo a primeira com os mais populares. Para ser imparcial, a ordenação dos navegadores exibidos nas listas é completamente aleatória. Essa tela também ganhará um atalho no desktop.

A lista apresenta o nome do navegador com o logo, uma breve descrição e botões para instalar ou conhecer mais detalhes do produto, além de um botão para “escolher depois”. Se o usuário escolher essa opção, a tela de escolha será exibida na próxima vez que ele fizer logon no sistema.

clip_image002_136f9f12.jpg
Todas as opções são aleatórias, mas os cinco navegadores líderes aparecem primeiro.

A solução começará a ser testada na próxima semana no Reino Unido, Belga e França. Qualquer usuário de um destes países poderá baixar a atualização para escolha do navegador por meio do Windows Update. Para o resto da Europa, a Microsoft lançará a atualização na primeira semana de março.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail