Home > Notícias

Microsoft muda estratégia e aproxima-se de comunidade de software aberto

Empresa abre documentação de APIs e protocolos de produtos para acesso público e prometeu não processar quem usar código aberto.

Por Redação do IDG Now!

21/02/2008 às 14h04

Foto:

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (21/02) uma grande mudança nas suas políticas de produtos e prometeu "mais transparência" no desenvolvimento e práticas de negócios.

A companhia apresentou uma nova estratégia para prover maior acesso para APIs e protocolos proprietários para alguns de seus principais produtos, incluindo o Windows e o Office.

As mudanças da Microsoft se concentrarão em quatro pilares que, segundo Steve Ballmer, presidente da companhia, significam "uma expansão significativa em direção à maior transparência".

As alterações se concentração em garantir conexões abertas entre produtos, promover a portabilidade de dados, melhorar o suporte a padrões de mercado e incentivar maior engajamento entre clientes e a indústria, com foco especial em comunidade de software livre.

Mais sobre Microsoft:
> Enquete: o que você acha dessa estratégia?
> Dê sua opinião: comente essa notícia

Na maior mudança, a Microsoft tornará pública e gratuita o acesso à documentação de todas as APIs e protocolos de comunicação dos softwares Windows Vista, Windows Server 2008, SQL Server 2008, Office 2007, Exchange Server 2007 e Office SharePoint Server 2007 para consulta pública, algo feito anteriormente apenas por acordos de confidencialidade.

De acordo com a companhia, as cerca de 30 mil páginas de documentação para Windows poderão ser usadas livremente por pequenos desenvolvedores para a criação de novos produtos a serem utilizados nos softwares da empresa, sob o pagamento de uma licença de patente para soluções comerciais.

O anúncio remete às pressões que a Microsoft sofreu pela União Européia para fornecer dados de interoperabilidade de seu sistema Windows para que rivais desenvolvessem produtos com maior interação com a plataforma da Microsoft.

Nos próximos meses, os arquivos para todos os outros softwares, incluindo o Office 2007, serão oferecidos na comunidade MSDN.
++++
A Microsoft se comprometeu também em tornar públicos documentos que atestam a maneira como seus produtos encaram e utilizam padrões instituídos pelo mercado de tecnologia, incluindo "extensões da Microsoft que afetam a interoperabilidade de outras implementações destes padrões", citação provável ao navegador Internet Explorer.

No meio das duas primeiras iniciativas, a Microsoft afirmou que dará maior flexibilidade ao Office 2007 para diferentes formatos de documentos - novas APIs para Word, Excel e PowerPoint serão distribuídas para aumentar o número de padrões suportados pelo pacote.

Iniciativa de código livre
No que parece ser o trecho mais polêmico do seu anúncio, a Microsoft pavimentou um caminho iniciado com o acordo com a Novell de se aproximar das comunidades de software livre ao criar a Open Source Interoperability Initiative.

Pelo projeto, a Microsoft investirá em pesquisas, eventos e instalações para aumentar a interação entre projetos de código aberto tocados pela comunidade e produtos da Microsoft, além de criar o Interoperability Forum e a Document Interoperability Initiative para debater questões de interoperabilidade entre documentos.

O que você acha dessa mudança de estratégia da Microsoft? Dê sua opinião por meio dos comentários.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail