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Microsoft não irá reduzir preço de atualizações do Windows 8, diz analista

Analista de vendas no varejo acredita que empresa não tem motivos para baixar os preços hoje como tinha em 2009, quando queria que usuários migrassem do Vista para o Windows 7

Gregg Keizer, Computerworld /EUA

21/05/2012 às 17h06

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A Microsoft não irá reduzir o preço das atualizações do
Windows 8, como fez três anos atrás com o lançamento do Windows 7, disse hoje um
analista de vendas no varejo.

“Eu esperaria que o preço de atualizações para consumidores ficasse
a par do Windows 7”, disse Stephen Baker, do NPD Group. “Eles tinham uma razão
convincente para que os consumidores saíssem do Vista e marcaram um preço para
que isso acontecesse, em 2009. Mas a razão para levar os consumidores a uma
plataforma mais moderna com uma atualização de software é bem menor agora do
que era naquela época”.

Três anos atrás, a Microsoft diminuiu o preço da principal
edição de atualização do Windows 7 – Home Premium – em 10 dólares, ou 8%, do
que tinha cobrado dos consumidores para uma atualização equivalente do Vista há
dois anos. Ela também reduziu o preço da versão completa do Windows 7 Home
Premium em 30 dólares, ou 17%. Outras edições, incluindo a versão para empresas
“Windows 7 Professional”,  no entanto, receberam
o mesmo preço que seus ancestrais do Vista.

As últimas estatísticas da companhia de métricas da internet
“Net Applications” mostrou que o Vista tem uma parcela de 7% de todos os
sistemas operacionais utilizados, abaixo de seu pico de 19% em outubro de 2009,
quando o Windows 7 foi lançado. Três anos após seu lançamento, o Windows  7 possui 39% do total global, perdendo apenas
para o Windows XP, que tem quase 11 anos.

Alguns têm especulado que a Microsoft irá reduzir o preço do
Windows 8 para encorajar usuários a adotarem o novo sistema operacional. O
motivo: quanto mais pessoas usando, mais rendimentos a Microsoft pode ganhar
com a nova Windows Store.

A Windows Store é a loja da Microsoft para softwares estilo metro,
e estará disponível apenas para usuários do Windows 8 e do Windows RT. A
Microsoft ficará com 30% dos primeiros 25 mil dólares que cada app ganhar, e
com 20% de toda receita adicional.

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