Home > Notícias

Microsoft oferece ferramenta gratuita para auxiliar na migração do Windows XP

PCmover Express pode mover arquivos, configurações e até alguns aplicativos do usuário para uma máquina com o Windows 7, 8 ou 8.1

Gregg Keizer - Computerworld (US)

05/03/2014 às 12h54

Foto:

Reagindo a críticas de consumidores que alegam que migrar do Windows XP para uma versão mais recente do Windows é “impossível”, a Microsoft está distribuindo uma ferramenta gratuita para facilitar a tarefa. O PCmover Express for Windows XP é um dos muitos utilitários produzidos pela Laplink, uma empresa de Bellevue, Washington, que tem escritórios próximos aos da Microsoft. De acordo com a Laplink, esta versão do PCmover Express foi criada especialmente para esta ação. 

O Windows XP irá receber suas últimas atualizações de segurança em 8 de Abril. Depois disso os usuários terão um futuro incerto, já que sem a expectativa de futuras atualizações espera-se que os criminosos aproveitem para realizar ataques a máquinas indefesas.

Segundo a Microsoft, a oferta é mais uma forma de auxiliar os consumidores a abandonar o Windows XP.

“À medida em que o fim do suporte ao Windows XP, em 9 de Abril, se aproxima, continuamos focados em garantir que nossos consumidores estejam cientes disto e em ajudá-los a migrar para um sistema operacional mais moderno, como o Windows 8.1”, disse Brandon LeBlanc, um gerente de comunicação de marketing da Microsoft, em um post no blog da empresa na última segunda-feira.

Mais especificamente, a iniciativa é uma resposta à intensa crítica dos consumidores à Microsoft depois que LeBlanc propôs, há cerca de um mês, que os usuários ajudem uns aos outros a migrar do Windows XP ou os auxiliem a escolher um novo PC com o Windows 8.1. 

Os usuários apontaram que o que a Microsoft chama de “upgrade” exige o backup dos dados armazenados no disco rígido antes de formatá-lo para o novo sistema, e então a restauração de dados e configurações, além da reinstalação de todos os aplicativos. 

“Há um enorme problema com a sugestão da Microsoft. Ela tornou impossível fazer um upgrade do Windows XP para o Windows 8 ou 8.1”, disse um usuário identificado como nephilim em um comentário no post original de LeBlanc. “Simplesmente não consigo fazer o upgrade de ninguém, incluindo eu mesmo, para o Windows 8. É impossível”.

O PCmover Express transfere arquivos e configurações do usuário de um PC com o Windows XP para um com o Windows 7, 8 ou 8.1. Ele também pode migrar até três aplicativos, incluindo o Office, segundo a Laplink, para a nova máquina. Para migrar mais aplicativos é necessário adquirir uma licença do PCmover Professional, que transfere um número ilimitado de aplicativos, além dos arquivos e configurações. Mas há ressalvas: “Programas Antivírus e Anti-Spyware não serão migrados para o novo PC”, avisa a Laplink.

LeBlanc também avisa que a partir de 8 de março os consumidores rodando o Windows XP começarão a ver uma mensagem na tela lembrando do iminente fim do suporte ao sistema. “A notificação irá aparecer no oitavo dia de cada mês, a não ser que desabilitada pelo usuário”.

xp_fimsuporte_alerta-400px.jpg
Mensagem irá alertar os usuários sobre o fim do suporte ao Windows XP

Um especialista não ficou impressionado com a oferta gratuita do PCmover Express. “Pode ser uma boa estratégia a curto prazo”, disse Gene Grabowski, um Vice-Presidente Executivo na Levick, uma empresa de Washington D.C. que é especializada em crises em relações públicas e reputação corporativa. “Mas a Microsoft deveria ter feito o investimento para criar sua própria ferramenta. O fato de que não fez me diz que, estrategicamente, ela não tinha um plano. E isso é uma mensagem ruim para os consumidores”.

Uma versão em inglês do PCmover Express estará disponível para download no site da Microsoft nesta semana. Versões em Francês, Alemão, Italiano, Japonês e Espanhol estarão disponíveis ainda neste mês, disse LeBlanc, enquanto que versões em Português Brasileiro, Chinês, Coreano e Russo chegarão “mais tarde”.

Para migrar arquivos, configurações e aplicativos com o PCmover, os usuários precisarão de um cabo USB bidirecional ou um dispositivo de armazenamento externo, como um pendrive ou HD externo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail