Home > Notícias

Microsoft patenteia tecnologia de tela sensível ao toque com textura

Recurso emprega células de plástico que, colocadas sob uma tela touchscreen, fornecem a sensação de manusear um teclado real

Redação do IDG Now!

29/11/2010 às 16h56

Foto:

A Microsoft patenteou uma tecnologia que pode permitir a criação de uma tela touchscreen com texturas. Isso porque o recurso emprega camada de células de plástico, que colocados sob o display, fornece a sensação de que o usuário está tocando um teclado real.

A técnica é projetada para fornecer ao usuário informações suficientes para que eles sintam como se estivessem interagindo com as imagens retratadas em suas telas. Segundo a patente, o display tátil será feito com um polímero de memória que é induzido pela luz. Ele ganha a forma sólida quando um determinado comprimento de onda de luz ultravioleta é transmitido atráves dele e fica mais macio quando outro comprimento de onda o atinge. Variando-se a ocorrência dessas frequencias, a textura pode ser customizada conforme a preferência do usuário.

Ainda que se trate apenas de uma patente, é cedo imaginar tal idéia incorporada nos dispositivos como tablets ou smartphones.  Segundo Erez Kikin-Gil, a tecnologia está sendo pensada inicialmente para telas de grandes dimensões, como o Microsoft Surface.

Segundo a revista New Scientist, o uso em massa dessa tecnologia poderia significar o fim dos teclados. “Se ela conseguir fazer o que é descrito em sua patente, ela criará o santo Graal na arte de digitar textos”, declarou Patrick Baudisch, um experiente pesquisador da Universidade de Potsdam.

A Nokia é outra empresa que tem realizado experimentos na tentativa de criar teclados mais reais e cômodos em seus dispositivos. No entanto, até agora, eles não conseguiram desenvolver uma tecnologia a prova de falhas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail