Home > Notícias

Microsoft pensa em vender o Office 2011 na Mac App Store

Com o lançamento da loja de aplicativos para os computadores da Apple, a empresa do Windows pode ter que compartilhar sua receita com a rival

Macworld/Reino Unido

31/01/2011 às 15h17

Foto:

Mesmo a Microsoft não pode negar ou ignorar o fato de que a base de usuários de Mac OS X está crescendo. Combinado com iPhones e iPads e a inclusão da cultura de apps na próxima versão do sistema operacional, a plataforma da Apple representa um segmento de mercado grande e em expansão. Talvez seja por isso que a Microsoft pense em oferecer o pacote de produtividade da empresa na Mac App Store.

A versão do Office para Mac tem sido bem recebida e está vendendo muito bem. A Microsoft poderia ignorar a Mac App Store e depender na disponibilidade normal do Office 2011 para Mac OS X. Ele pode ser baixado pela Internet e testado gratuitamente durante 30 dias, sendo assim, o suíte está a poucos cliques de distância dos usuários de Mac.

Entretanto, a Microsoft pensa seriamente em oferecer o pacote Office via Mac App Store. Ina Fried, do blog All Things Digital, citou a gerente sênior de marketing  da Microsoft, Amanda Lefebvre, que disse que essa possibilidade “é algo que [a Microsoft] está estudando, e que não descartaram". Ela completou que “precisam ver como isso se relaciona ao negócios da empresa”.

A Microsoft pode ser relutante ao pular no barco da Mac App Store. Vender o Office - ou qualquer um de seus componentes – na loja virtual da Apple significa que a empresa teria que compartilhar os lucros com um de seus maiores concorrentes. A taxa de 30% da Apple em cima das vendas não é uma quantia trivial e corta significativamente o faturamento da Microsoft. 

 

macappstore01.jpg
Com o Office na Mac App Store, Microsoft poderia aumentar significativamente as vendas, mas perderia 30% do valor da venda

Contudo, pode ser pior para a Microsoft se não aderir ao negócio. Como os usuários de Mac estão envolvidos com a cultura de apps e utilizam enfaticamente a loja virtual para encontrar as ferramentas que precisa, a ausência do Office pode fazer como que muitos dos usuários procurem por alternativas. Visto as opções entre aceitar 30% de corte em cada venda ou arriscar não conseguir venda nenhuma, 70% parece muito bom. A Microsoft deveria enxergar além do próprio Office, e considerar um cenário maior ainda.

Agora que a versão da suíte de produtividade para Mac OS X contém o Outlook, é provável que empresas que utilizem Macs em computadores ou notebooks também utilizem o Microsoft Exchange Server como plataforma de mensagens. A Microsoft possui um interesse sólido – como pode ser notado acima – em assegurar que os usuários não comecem a adotar plataformas alternativas e simplesmente substituam o Office.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail