Home > Notícias

Microsoft prepara cliente Bing para smartphones Android

Nova versão da plataforma terá maior número de recursos, com acesso a resultados de imagens e de toda a web disponível.

IDG News Service / Pequim

14/07/2010 às 8h00

Foto:

Nas próximas seis semanas a Microsoft vai apresentar o
primeiro cliente Bing exclusivamente desenvolvido para smartphones munidos do
SO Android, da Google. Com isso a MS vai equiparar os recursos de busca
oferecidos para o IOS. O anúncio foi feito na terça-feira (13/7).

Já existe um cliente Bing com recursos básicos disponível
para o Android, mas funções dessa versão são predominantemente limitadas para tarefas de mapeamento. Com o novo cliente Bing, a MS quer
disponibilizar aos usuários a mesma experiência da qual desfrutam ao realizar
buscas no Bing a partir de sistemas desktop, de netbooks e de notebooks, com
acesso a resultados de imagens e de toda a web disponível.

Crescimento

O aplicativo para os aparelhos Android vem bem a tempo para
incrementar o share crescente de buscas, desde que a Microsoft laçou o Bing, em
junho de 2009. O volume de downloads do cliente Bing para a linha iPhone chegou
a casa de quatro milhões e corrobora as afirmações da MS referentes ao crescimento
de cinco por cento na participação no mercado de buscadores.

Vice presidente das operações de busca da Microsoft, Sataya
Nadella, anunciou durante o WPC, em Boston, nos EUA, que atualmente, a MS detém
12.7% do volume de buscas ante aos 62.6 % do Google e os quase 19% do parceiro
Yahoo!.

“Ninguém aqui está iludido. Ainda somos pequenos nesse
mercado”, diz Nadella.

Enquanto isso, a Microsoft avança no desenvolvimento de
novos recursos para o Bing, e procura encurtar a abissal distância que a separa
do topo. Nos últimos seis meses várias modificações foram feitas no motor de
busca de Ballmer e cia. Segundo a empresa, o Bing quer ajudar o usuário a
realizar tarefas em menor tempo ao invés de limitar-se à exposição de
resultados indexados.

Parcerias para smartphone apps

Nos EUA o Bing realiza várias operações ao apresentar o
resultado de buscas. Entre estas está a exibição de lojas de música virtuais
para a compra de álbuns em formato digital, integração com sites de previsão do
tempo e muitas outras opções georeferenciadas, que inclui a visita ao interior
de museus e de zoológicos e chega a informação de lugares onde o usuário poderá
estacionar quando estiver em determinada área daqui há uma hora, por exemplo. Pra
esse recurso é necessário instalar um plugin para o iPhone, o que denota a
busca da MS por parcerias no desenvolvimento do buscador. Além dos estacionamentos, ao internauta são
apresentados os preços das garagens na área que escolher.

Outro implemento Bing é a associação de histórico de buscas
em uma mesma sessão. Se o usuário buscar pela marca Toyota e, algumas horas
depois, inserir a palavra “cam”, no campo do buscador, é provável que o Bing
lhe apresente algum resultado referente ao Toyota Camry.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail