Home > Notícias

Microsoft prepara desenvolvedores para lançamento do SDK do Windows Phone 8

A Microsoft está limitando o acesso ao programa “developer preview” para ajudar a manter novos recursos em segredo.

Mikael Ricknäs, IDG News Service

13/09/2012 às 17h20

Foto:

A Microsoft começou nesta quarta-feira a aceitar pedidos de acesso ao programa Windows Phone SDK 8.0 Developer Preview, disse a empresa em um post em um de seus blogs. O programa dá aos desenvolvedores acesso ao kit de desenvolvimento de software (SDK - Software Development Kit) necessário para criar aplicativos para o novo sistema.

Para se candidatar os desenvolvedores devem ir ao site Microsoft Connect, e o prazo-limite para isso é 17/09 às 5 da tarde (PDT, horário do pacífico nos EUA), Desenvolvedores que sejam aceitos serão contatados pela Microsoft logo após o fim do prazo com instruções de como baixar o kit de desenvolvimento do Windows Phone 8 e conseguir suporte.

O objetivo do programa é permitir que os desenvolvedores dos aplicativos mais populares comecem a adaptá-los e otimizá-los para o Windows Phone 8, e a empresa espera que a maioria dos desenvolvedores nesta situação se qualifique para receber acesso ao software, diz o post.

Conseguir o apoio dos desenvolvedores será crucial para que o Windows Phone 8 se torne um sucesso, e limitar o acesso à SDK traz o risco de alienar desenvolvedores que não estejam inclusos no programa de preview.

Nem todos os recursos do Windows Phone 8 foram anunciados, e o SDK inclui emuladores bastante abrangentes que podem acabar contando os segredos. Manter o suspense pode ajudar a gerar mais interesse, o que no final das contas pode ajudar a Microsoft e os desenvolvedores, diz o post.

samsung_ativ_s-360px.jpg
Samsung ATIV S: O primeiro smartphone com Windows 8

Mas no final das contas, o Windows Phone SDK 8.0 - que é construído tendo como base o Visual Studio 2012 - permitirá que todos os desenvolvedores criem aplicativos e jogos tanto para o Windows Phone 8 quanto para o Windows Phone 7.5. Mais detalhes sobre o SDK serão divulgados nas próximas semanas.

A Microsoft também está mudando o nome da loja de aplicativos, que em vez de Marketplace será conhecida apenas como Windows Phone Store. Ela também fez melhorias para ajudar os usuários a encontrar aplicativos com mais facilidade. Por exemplo, o mecanismo de buscas do Bing está sendo usado como fonte dos resultados.

A empresa ainda não diz exatamente quando os primeiros smartphones baseados no novo sistema operacional irão chegar às lojas, mas espera-se que aparelhos como o Lumia 920 e 820 da Nokia e o ATIV S da Samsung sejam lançados em Novembro.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail