Home > Notícias

Microsoft publica o código-fonte das primeiras versões do MS-DOS e Word for Windows

Código pode ser baixado e estudado livremente, mas não pode ser redistribuído ou usado de forma comercial.

Mark Hachman, PCWorld EUA

26/03/2014 às 14h03

DOS_Tela-435px.jpg
Foto:

Podemos argumentar que a Microsoft construiu seu império sobre o MS-DOS, e nesta terça-feira a gigante do software e o Computer History Museum (Museu da História do Computador, baseado em Mountain View, na Califórnia) deram um passo inédito e publicaram na internet o código-fonte do sistema operacional.

O código engloba as versões 1.1 e 2.0 do MS-DOS, bem como a versão 1.1a do Word para Windows. O código está disponível para download sob uma licença não-comercial, que permite o seu download e estudo, mas proíbe a republicação em outros sites na web.

“É espantoso pensar no crescimento desde os dias em que a Microsoft tinha menos de 100 funcionários e um de seus produtos (o MS-DOS) tinha menos de 300 KB (sim, Kilobytes) de código-fonte”, disse Roy Levin, um “Distinguished Microsoft Engineer” e diretor da Microsoft Research, em um post no blog da Microsoft. “Destas raízes, em apenas algumas poucas décadas crescemos para nos tornar uma empresa que já vendeu mais de 200 milhões de licenças do Windows 8 e tem mais de 1 bilhão de usuários do Microsoft Office. Grandes feitos tem inícios modestos, e os grandes serviços e aparelhos da Microsoft no futuro provavelmente começarão pequenos, assim como o MS-DOS e o Word começaram”.

DOS_Disquetes-400px
Disquetes com o DOS 2.0. Notem o velho logotipo da Microsoft

“Graças ao Computer History Museum, estas importantes peças de código-fonte serão preservadas e disponibilizadas à comunidade para fins históricos e de educação tecnológica”, adicionou Levin.

Embora a Microsoft tenha criado o interpretador BASIC para o IBM PC, a empresa usou um sistema operacional licenciado de outra companhia, o QDOS da Seattle Computer Products, como base de seu sistema operacional. O Computer History Museum aponta que a versão 1.0 do PC DOS foi lançada quando a IBM lançou seu primeiro PC em Agosto de 1981, e a versão 2.0 junto com o IBM PC-XT em Março de 1983. Posteriormente a Microsoft licenciou o código a outros fabricantes sob o nome MS-DOS.

Em 1989 a Microsoft lançou o Word for Windows, aproveitando o trabalho anterior em várias versões do Word for DOS, que foi lançado em 1983.

Portanto, se você tem um processador 8086 pegando poeira e sem nada o que rodar, experimente baixar o MS-DOS. Afinal, todos temos saudade de editar arquivos de lote (.bat) e brigar com gerenciadores de memória extendida, certo?

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail