Home > Notícias

Microsoft quer levar os consoles para além dos jogos

Empresa anunciou parceria com diversos provedores de conteúdo na E3, além do recurso "SmartGlass”, que permitirá que usuários naveguem na web usando smartphones

Nick Barber, IDG News Service/Boston Bureau

11/06/2012 às 16h39

Foto:

Embora possam ter sido os trailers de jogos que arrancaram aplausos da multidão nas informações sobre o Xbox da Microsoft em Los Angeles esta semana, as parcerias e novos recursos que a empresa anunciou sinalizam sua intenção de expandir o papel do console para além dos jogos.

“Eu absolutamente acho que a empresa está tentando tirar vantagem de seu Xbox Live e empurrando ele para fora dos jogos”, disse o analista de jogos da IDC Lewis Ward. “Os consoles estão se tornando set-top boxes “inteligentes”, mas com a vantagem massiva de oferecer jogos”.

A companhia de Redmond anunciou 35 parceiros de conteúdo na E3, variando da Nickelodeon para crianças até a Univision para fluentes em espanhol. A Associação Nacional de Basquete (NBA, em inglês) e a Liga Nacional de Hóquei (NHL) se unirão à Liga Principal de Baseball (MLB) em streaming de jogos pelo console. Os fãs de esportes também poderão assistir a quatro canais diferentes da ESPN até o fim deste ano.

O Xbox tornará o consumo de conteúdo diferente do tradicional “assistir TV”. Por exemplo, consumidores poderão assistir dois jogos diferentes de basquete simultaneamente e, usando os comandos de voz do Kinect, trocar de um pro outro. Com outros comandos de voz, eles poderão assistir aos jogos em tela cheia ou em telas divididas. Adicionando um componente social aos jogos, os fãs poderão escolher um vencedor e compartilhar suas escolhas com os amigos, que aparecerão em uma lista no fim da tela.

O “Xbox SmartGlass” é um novo recurso que possibilitará que os usuários consumam conteúdo complementar em vários dispositivos. Por exemplo, durante a apresentação do Xbox Live, o vice-presidente Marc Whitten demonstrou como um tablet poderia mostrar informações adicionais enquanto o usuário assiste à série da HBO “Game of Thrones”. Enquanto acompanhava o programa na tela maior, o tablet mostrava um mapa de onde as cenas estavam acontecendo. Em outra demonstração, um jogador desenvolveu um jogo no tablet e depois o executou na televisão no Madden NFL.

O SmartGlass permitirá que os usuários naveguem na internet usando seus smartphones como controles. A Microsoft anunciou que o Internet Explorer chegará ao Xbox, mas não disse se outros browsers serão suportados. A Nintendo e a Sony possuem navegadores web, mas surfar a internet com um controle de vídeo-game e digitar sem um teclado físico tem dificultado essa experiência.

“Nós veremos em sua implementação, mas eu acho interessante a visão que eles possam, esperançosamente, tornar a navegação algo mais amigável”, disse Ward. Ele acha que a gigante lançará a nova geração do console na E3 do ano que vem.

“Em partes, o que está acontecendo com o anúncio do SmartGlass é que eles estão tentando se antecipar em relação ao Wii U”, disse Lewis, referindo-se à próxima geração do console da Nintendo que chegará até o fim deste ano.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail