Home > Notícias

Microsoft reduz preço para clientes com contratos corporativos

O Select Plus é o novo programa de licenças que permitirá aos clientes agregarem múltiplos contratos e obterem descontos.

IDG News Service/EUA

01/07/2008 às 11h45

Foto:

A Microsoft está se preparando para lançar um programa que permite seus clientes combinar acordos de licença de diferentes produtos sob um contrato mestre, que poderia ajudá-los a conseguir maiores descontos.

A medida, que deve ser anunciada nesta terça-feira (01/07), é outro passo na série de mudanças que pretendem melhorar os temos de licenças de produtos da Microsoft, facilitar sua administração pelas empresas.

O novo programa, Select Plus, é uma atualização do programa de licenças da Microsoft já existente, chamado Select. O Select Plus permite aos clientes que têm múltiplos contratos adquiridos - por exemplo, em diferentes departamentos de uma grande empresa, ou em suas unidades em diferentes países - combiná-los dentro de um contrato mestre, disse Chris Blackley, diretor do Worldwide Licensing and Pricing Group da Microsoft.

Isso permitirá aos clientes agregarem todas as aquisições que eles fizeram e “chegar a um grande volume de desconto”, porque o montante da aquisições os coloca, muitas vezes, em diferentes classes de licença, disse Blackley.

A Microsoft coloca clientes dentro de diferentes classes de licenças dependendo de quantos softwares eles adquirem e quanto desconto eles obtêm - os quais são freqüentemente negociados com revendedores autorizados da Microsoft - alcançando de 10% a 25%, de acordo com que classe de licença está o cliente.
++++
Os membros do Select com 250 desktops ou mais podem migrar para o Select Plus quando qualquer um de seus contratos com a Microsoft chegar à data de renovação. Segundo Blackley, os outros contratos podem então ser adicionados ao Select Plus inclusive os que não expiraram ainda. Não há taxas associadas para mudar do Select para o Select Plus.

Com o Select Plus, a Microsoft está também mudando o modo com que os acordos de licença do Select se relacionam com a Garantia de Software (SA), o freqüentemente criticado programa de manutenção e atualização.

O SA é um contrato de licença de três anos. Mas, se os clientes assinarem o SA por seis meses dentro do contrato de um ano do Select, eles ainda pagam pelo primeiro ano inteiro de SA, jundo com os dois anos subseqüentes.

Já o Select Plus não funciona desse jeito. Agora, o cliente obterá os três anos inteiros de SA - pelo mesmo preço que um licenciado do Select pagaria por um contrato abreviado - não importa quando eles assinaram o SA.

Foram as críticas dos clientes que conduziram às mudanças que a Microsoft está fazendo no SA com o Select Plus. “Os clientes tiveram muita voz nisso e nós estamos tentando consertar”, completou.
++++
A Microsoft tem feito ajustes em seus programas de licença por vários anos porque os clientes têm se queixado sobre como é complicado comprar múltiplos produtos com diferentes estruturas de licença. No entanto, a Microsoft se arriscou fazendo seus termos de licença parecerem ainda mais complexos com todas as mudanças que a empresa tem feito.

Softwares de licença tradicionais em geral enfrentam pressão das mudanças na indústria. com alguns produtos sendo licenciados mais em uma assinatura básica do que em contratos plurianuais.

A Microsoft está adaptando para essas mudanças ao oferecer alguns de seus softwares corporativos em assinatura básica, mas ainda tem um legado de licenças tradicionais de softwares para conteúdo para se sustentar enquanto faz a transição.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail