Home > Notícias

Microsoft relega o Windows 7 a sistema de “segunda classe”

Empresa não tem "nenhum plano" de trazer o DirectX para versões anteriores do sistema operacional, incluindo o Windows 7

Jared Newman, PC World/EUA

13/11/2012 às 17h39

Foto:

Com a Microsoft andando a todo o vapor com o Windows 8, uma série de sinais sugerem que o Windows 7 está desaparecendo rapidamente da vista da companhia de Redmond.

Na segunda-feira (12), Daniel Moth, gerente de programa da Microsoft, confirmou em um fórum de suporte que o DirectX 11.1 só irá funcionar com o Windows 8. A empresa não tem "nenhum plano" de trazer o DirectX para versões anteriores do sistema operacional, incluindo o Windows 7.

O DirectX 11.1, API da MS para gráficos 3D, não é uma grande atualização do DirectX 11, mas adiciona recursos para tirar proveito de processadores gráficos de alto padrão. Ele também inclui suporte nativo para o Stereoscopic 3D. A notícia irá afetar principalmente os jogadores que querem manter suas plataformas atualizadas, mas preferem não migrar para o Windows 8.

Essa não é a única indicação de que a Microsoft está começando a deixar o Windows 7 para trás. A empresa não irá lançar um segundo service pack para o sistema, fontes anônimas disseram ao The Register, no mês passado. Elas disseram ainda que a companhia não tem planos de oferecer um aplicativo de música do Xbox para seus sistemas operacionais mais antigos. Para usuários do Windows Phone 8, o Windows 8 tem um aplicativo de estilo moderno para sincronização e visualização de mídia, enquanto que o Windows 7 tem apenas um aplicativo comum do Windows Phone para desktop.

Veja também: 10 recursos do Windows 8

Para ser claro, a MS dará suporte ao Windows 7 até 2015, o que significa que ela irá oferecer atualizações de segurança e de não-segurança de graça. O suporte estendido, que fornece atualizações de segurança gratuitas, mas requer uma assinatura para outras correções, continuará até 2020.

Mas quando se trata de aplicações e serviços individuais, a Microsoft está começando a seguir em frente. Mesmo o Internet Explorer 10, que já está disponível no Windows 8, só está ganhando uma versão preview para o Windows 7 neste mês, com nenhuma informação sobre sua disponibilidade final.

Não é sem precedentes que a MS começaria a tratar seus sistemas operacionais mais antigos como software de segunda classe. Afinal de contas, o Office 2013 e o Internet Explorer 10 não irão suportar o Windows Vista ou XP. Ainda assim, a vontade da empresa de deixar o Windows 7 pra trás em algumas áreas mostra o quão ansiosa ela está para vender o Windows 8, para que não esqueçamos o quão grande a aposta deste novo sistema operacional é para a companhia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail