Home > Notícias

Microsoft restringe a versão mais enxuta do Windows 7 só para netbooks

O sistema operacional só poderia ser instalado em um equipamento que atendesse ao que a Microsoft classifica como netbook.

IDG News Service

10/08/2009 às 16h27

Foto:

O CEO da Microsoft, Steve Ballmer, confirmou que a companhia vai limitar a versão Starter do Windows 7 para PCs de pequeno porte e baixo custo, os chamados netbooks.

As revelações foram feitas durante a análise financeira anual da companhia e o executivo foi mais específico sobre quais seriam os requisitos das máquinas nas quais os fabricantes poderão instalar o sistema. “Nossa licença dirá exatamente as especificações para determinar o que é um netbook”, disse Ballmer.

Leia também:
>> PCs com Vista terão upgrade grátis no Brasil
>> Windows 7 chega em 22 de outubro
>> Conheça a versão de testes do Windows 7
>> Windows 7 é avaliado positivamente por empresas

Se seguir a tendência do mercado, a Microsoft permitirá a instalação do sistema mais básico e com menos recursos em computadores com até 10 polegadas de tela, 1 gigabyte (GB) de memória RAM e até 250 GB de espaço em disco rígido.

Ballmer foi sincero ao responder o porquê das limitações do Windows 7 Starter. Segundo o executivo, a empresa não quer limitar as pessoas que precisam de um sistema leve, mas não quer prescindir do dinheiro daqueles que podem gastar com sistemas mais robustos.

Com a restrição de venda direta aos fabricantes, a Microsoft não revelou quais serão os preços cobrados pela versão Starter.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail