Home > Notícias

Microsoft tenta bloquear acordo entre Google e Yahoo no Japão

Empresa, que em outros países é parceira da Yahoo, alega que concentração excessiva no mercado local de buscas será nociva

IDG News Service/San Francisco

30/07/2010 às 18h21

Foto:

Uma batalha legal está tomando corpo no Japão entre a
Microsoft e a Google. Motivo: o controle do lucrativo mercado de buscas
japonês.

A Microsoft tentará convencer as autoridades antitruste daquele
país de que o acordo de publicidade fechado no começo desta semana entre a
Google e a Yahoo Japão será nocivo à concorrência, informou a empresa nesta
sexta-feira (30/7).

A dona do buscador Bing expressou preocupação sobre o acordo
assim que ele foi anunciado, na terça-feira (27/7). A empresa argumentou que o
negócio dá à Google controle excessivo sobre os mercados de busca e de
publicidade em buscas no Japão.

Segundo os termos do acordo, o motor de buscas da Google
será usado para fornecer resultados para mais de 90% das buscas efetuadas no
Japão.

Provas
“Nós planejamos apresentar provas à comissão antitruste
japonesa e explicar por que acreditamos que este acordo é substancialmente mais
nocivo à concorrência que o acordo anunciado em 2008, nos EUA, entre Google e
Yahoo, e que foi considerado ilegal pelo Departamento de Justiça”, anunciou a
Microsoft, em um curto comunicado.

Sob o acordo, a Yahoo Japão substituiria o motor de buscas
da Microsoft pelo da Google, para abastecer seu serviço de busca. A Yahoo Japão
também usaria a plataforma de publicidade em buscas da Google.

A Microsoft tem um amplo acordo de buscas e publicidade com
a Yahoo em outras partes do mundo. Mas ele não abrange a Yahoo Japão, que é
controlada majoritariamente por uma empresa japonesa, a Softbank.

++++

A Microsoft disse que o acordo dará à Google “controle quase
absoluto” dos mercados de busca e de publicidade em buscas do Japão. Ela o
comparou com uma parceria que a Google tentou estabelecer com a Yahoo há dois
anos na América do Norte. O negócio teve de ser abandonado porque o
Departamento de Justiça afirmou que ele provavelmente seria ilegal.

Acordo diferente
A Google insiste que o acordo japonês é diferente. Apesar de
a Yahoo Japão usar a plataforma de publicidade da Google, não será a Google que
oferecerá os anúncios, informou a empresa. E a Yahoo Japão será capaz de
personalizar os resultados de busca da Google e continuará a competir como uma
empresa independente, alegou.

De acordo com notícias divulgadas em Tóquio, os reguladores
governamentais disseram que a Google os procurou antes de anunciar o acordo. Os
representantes do governo disseram não ter visto problemas, já que as empresas
continuarão a comandar seus negócios de forma independente, informou o Wall
Street Journal.

Mas a Microsoft sugeriu, em um post em seu blog, que os
reguladores japoneses aprovaram o acordo sem consultar anunciantes, editores e
competidores para se informar como a competição poderia ser afetada. O que a
Microsoft busca agora é que a agência considere sua decisão.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail