Home > Notícias

Microsoft terá site de buscas experimental, o Viveri, ainda este ano

Serviço será lançado no meio do ano para que a empresa teste novas tecnologias de buscas com participação do público.

Daniela Braun, editora-executiva do IDG Now!

24/02/2009 às 22h07

Foto:

A Microsoft planeja lançar um site experimental de buscas chamado Viveri, em meados deste ano. A novidade anunciada na terça-feira (24/02) durante o evento TechFest, da Microsoft, facilitará a criação de novas ideias para ferramentas de buscas pelos pesquisadores da empresa.

Os pesquisadores da Microsoft estão trabalhando em novas tecnologias de buscas que serão facilmente carregadas no Viveri e testadas pelo público, detalhou Robert Rounthwaite, arquiteto de software do Microsoft ResearchAfter.

As tecnologias testadas no Viveri incluem, por exemplo, a exibição mais precisa de resultados em buscadores verticais, exibindo diversas caixas na lateral dos resultados com resultados de domínios específicos como Amazon.com, Craigslist, Consumer Reports ou WebMD, dependendo da relevância.

O grupo de pesquisadores também está trabalhando em um novo visual para links de "páginas similares" que aparecem nos resultados do Google. No lugar de usar uma descrição vaga, os pesquisadores encontraram uma forma de exibir uma frase mais específica no resultado da busca. Por exemplo, se um usuário busca a palavra "Disney", invés de ver um link para páginas similares, visualizará termos mais específicos como "Disneylândia" em destaque no texto. E com um clique nesta palavra é feita uma nova busca mais refinada.

O novo site vai oferecer resultados pela plataforma Live Search e está sendo criado com a tecnologia Silverlight, da Microsoft, para design de interfaces online.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail