Home > Notícias

Microsoft testa com funcionários novo sistema de busca, o Kumo

Primeira grande mudança no Live Search após compra da PowerSet, pode ocorrer até o final do ano, como novos engine e visual.

Redação do IDG Now!

03/03/2009 às 11h52

Foto:

A Microsoft vem testando internamente um novo sistema de busca, que atende pelo codinome Kumo, entre seus funcionários. Kara Swisher, blogueira do All Things Digital, publicou três imagens do sistema, ainda em testes, funcionando.

O Kumo, tido como evolução do Windows Live Search, está sendo usado internamente antes de ser aberto para testes públicos até o final do ano.

A atualização da ferramenta de busca da Microsoft será a primeira grande mudança no serviço desde que a companhia gastou 100 milhões de dólares no sistema semântico PowerSet.

A compra do PowerSet, detalhada ao IDG Now! por seu fundador, Barney Pell, foi um desdobramento direto da incapacidade de Microsoft e Yahoo chegarem a um acordo pela aquisição deste.

As imagens publicadas deixam claro que o serviço tem um visual mais organizado e menos minimalista que o adotado pelo Live Search nos últimos meses.

Na página de resultados, pequenos quadrados dão previews de imagens encontradas com o termo, enquanto a barra da esquerda oferece opções dinâmicas sobre o conteúdo - se você busca uma cantora, por exemplo, as categorias são "músicas", "letras" e "álbuns".

Ainda na barra esquerda, o Kumo traz buscas relacionadas e um histórico do que o usuário vem buscando.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail