Home > Notícias

Microsoft tira do ar atualização que causa tela azul da morte no XP

A empresa afirmou que já investiga o problema. Análise inicial indica que a falha está na correção MS10-015.

IDG News Service

12/02/2010 às 11h06

telaazul_caveira_150.jpg
Foto:

telaazul_caveira_150.jpgA Microsoft anunciou na tarde da quinta-feira (11/2) que cortou pela metade a distribuição das atualizações para o Windows XP que estavam relacionadas aos problemas recentes dos usuários com a famosa tela azul da morte.

De acordo com usuários que postaram reclamações no fórum de suporte da Microsoft, depois de instalar a atualização lançada no Patch Tuesday da terça-feira (13/2), as máquinas começaram a travar durante a inicialização do sistema.

“Paramos de oferecer a atualização por meio do Windows Update assim que descobrimos os problemas com a reinicialização”, afirmou o administrador de sênior do Centro de Respostas de Segurança da Microsoft (MSRC, em inglês), Jerry Bryant.

De acordo com Bryant, Microsoft já está investigando o problema. “Nossa análise inicial sugere que o erro ocorre depois de instalar a correção MS10-015 (KB977165), mas ainda não confirmamos se a falha é específica deste item ou se é um problema de interoperabilidade com algum componente ou software de terceiros.

>> Atualização do WAT pode bloquer uso de cópia pirata do Windows 7  

Bryant também menosprezou o caso da tela azul, dizendo que apenas um “número limitado” de usuários foi afetado.

O tópico de suporte, no entanto, cresceu bastante na quinta-feira. No final do dia, a página já tinha mais de 250 mensagens – o dobro do que tinha 12 horas antes – e mais de 55 mil acessos.

Apesar das reclamações, Bryant motivou os usuários a aplicar as outras atualizações lançadas na terça-feira e indicou um método alternativo para proteger os computadores da antiga MS10-01, com o desligamento do subsistema NT Virtual DOS Mode (NTVDM).

A Microsoft não ofereceu nenhuma ajuda aos usuários cujos sistemas foram danificados e Bryant também não deu uma previsão de quando a companhia terminaria a investigação. A única solução, que foi publicada por um usuário no tópico de suporte, é inútil para usuários de computadores portáteis sem drives de CD ou DVD, como netbooks.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail