Home > Notícias

Microsoft torna oficial a tecnologia PhotoSynth de criação de imagens

Companhia torna sua tecnologia Photosynth mais fácil de usar e permite que qualquer pessoa monte suas próprias imagens.

IDG News Service/ EUA

21/08/2008 às 11h13

Foto:

A Microsoft anunciará nesta quinta-feira (21/08) a tecnologia Photosynth, que junta automaticamente fotos digitais e faz montagens, permitindo que o usuário crie uma imagem girando as fotos, vendo-as de todos os ângulos ou diferentes zooms.

É possível, inclusive, usar o Photosynth para transformar fotos comuns em imagens tridimensionais, de 360 graus.

O Photosynth permite olhar para cima ou para baixo, virar para esquerda ou direita, além de aproximar a imagem e observar detalhes realísticos, ou recuar e ver do mesmo ponto onde a foto foi tirada.

Um projeto criado por meio da colaboração entre o Laboratório Microsoft Live e a Universidade de Washington, o Photosynth já havia aberto como um preview técnico, mas a prévia era carregada com muitos sistemas, o que resultou numa experiência muito lenta aos usuários.

Além disso, eles só podiam trabalhar com algumas imagens pré-selecionadas, e não fazer suas próprias.

Com o lançamento, essas deficiências foram alteradas, disse Alex Daley, gerente de produto do Microsoft Live Labs. A tecnologia por trás do Photoshynth agora permite usar fotos armazenadas remotamente,em servidores da Microsoft. Isso possibilita uma experiência muito mais rápida para os usuários finais, disse Daley.

No Photosynth.net, qualquer um pode ver imagens criadas por outra pessoa e criar as suas próprias fotos. O processo de criação é simples, mas ainda leva algum tempo.
++++
Primeiro, deve ser feito o download gratuito do software de aproximadamente 8 MB. Depois, os usuários devem fazer o upload de um grupo de imagens - de 20 a 300 fotos.

A tecnologia toma vários minutos - dependendo do número de fotos - para analisar os componentes comuns das fotos para juntá-los dentro da uma única imagem.

A Microsoft pretende adicionar mais recursos à comunidade e o compartilhamento no Photoshynth.com no futuro. Por enquanto, todas as imagens são públicas e as pessoas podem escrever comentários.

Futuramente, a Microsoft pode permitir aos usuários criar comunidades e restringir a visualização das fotos para integrantes das comunidades. Ainda, a primeira página do site poderá exibir as imagens mais populares, ao invés de serem escolhidas pela Microsoft, como acontece hoje.

O site já tem diversas imagens disponíveis para visualização e os visitantes já podem navegar por fotos de ícones internacionais como o Taj Mahal e Machu Picchu.

A comunidade brasileira já conta com as reproduções  em 3D da Catedral da Sé e do Monumento às Bandeiras, ambos em São Paulo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail