Home > Notícias

Microsoft: usuário deve atualizar Windows para evitar ataque de worms

Possível 'infestação de worms' leva desenvolvedora a pedir que usuários baixem correção emergencial lançada em outubro.

Network World/EUA

27/11/2008 às 9h00

Foto:

A Microsoft alerta usuários do Windows para o aumento de ataques que usam uma vulnerabilidade do sistema operacional que pode levar a uma infestação de worms em redes.

A empresa afirma que têm recebido relatos de usuários a respeito de um worm chamado Win32/Conficker.A, que infecta os PCs de uma rede explorando uma falha no Windows Server. “Estes usuários ainda precisam aplicar o update e foram infectados por malwares”, alertou Bill Sisk, da Microsoft, no blog do Microsoft Security Response Center.

Se a vulnerabilidade for explorada, é possível a execução remota de códigos quando o recurso de compartilhamento de arquivos está habilitado.

Após a empresa divulgar a correção emergencial MS08-067 em outubro, muitos códigos que exploram o bug foram divulgados na internet. A Microsoft recomenda que os usuários instalem o pacote o mais rápido possível.

Em novembro, a Microsoft e outras empresas afirmaram que os ataques tinham como alvo o Windows Server 2000, XP, 2003 e outras versões que a fabricante chamou de 'exploráveis por worms'. No mês, foram detectados 50 ataques pelo mundo.

Os usuários podem baixar a atualização no site da Microsoft. Quem opta por receber updates automáticos não precisa recorrer ao download.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail