Home > Notícias

Microsoft veta soluções de VoIP em loja de aplicativos para celular

Desenvolvedores são proibidos de registrar na MarketPlace for Mobile aplicativos VoIP que rodem na rede de dados das operadoras.

IDG News Service / EUA

06/05/2009 às 9h15

Foto:

Aplicativos de voz-sobre-IP (VoIP) foram vetados da loja online da Microsoft, a MarketPlace for Mobile, que será inaugurada no segundo semestre deste ano.

A Microsoft listou 12 tipos de aplicativos que os desenvolvedores são proibidos de registrar. Além dos aplicativos VoIP, são vetados quaisquer programas com mais de 10 MB de tamanho, ou aqueles que alterem o navegador padrão do aparelho, bem como o serviço de busca ou o media player.

> Operadoras serão obrigadas a liberar VoIP no celular

Os aplicativos de VoIP para celulares preocupam as operadoras, que vêem no serviço uma ameaça à receita de seus serviços de voz. Na loja da Microsoft, serão permitidos apenas aplicativos VoIP que usem conexão Wi-Fi.

Os desenvolvedores também serão proibidos de construir aplicativos que mudem a interface padrão de discagem, de mensagem multimídia ou SMS. Isso ajuda a Microsoft a assegurar que seus serviços serão mantidos nos aparelhos.

A Marketplace for Mobile deve ser lançada junto com a próxima versão do sistema operacional móvel da Microsoft, o Windows Mobile 6.5.

pcw_logo_twitter_73.jpg
> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail