Home > Notícias

Microsoft: Windows 7 é mesmo seu sétimo sistema operacional

Após questionamentos e discussões de usuários, Microsoft revela que, na verdade, número verdadeiro do Windows 7 é '6.1'.

Computerworld/EUA

16/10/2008 às 10h00

Foto:

Após os usuários questionarem a conta da Microsoft que resultou no batismo de seu próximo sistema operacional em 'Windows 7', a empresa explicou, na quarta-feira (15/10), a razão pela qual o lançamento será o seu sétimo sistema.

“Após tantas discussões, posso dizer que há várias formas de contar os Windows, e tem sido interessante ler todas as teorias sobre como chegamos a este número”, escreveu o vice-presidente e gerente de produtos de Windows, Mike Nash, no blog do Windows Vista.

> Veja telas do Windows 7

Em algumas contagens, foi possível observar que a Microsoft, para chegar ao '7', excluiu o Windows ME e o 2000. Já o blogueiro do Windows, Ed Bott, contou apenas a família NT do Windows, começando com o NET 3.1. “Se você contar as versões da família Windows 9X, ou os lançamentos Windows 1 e 2, você se irritará”, enfatizou.

Nash, contudo, fez diferente para chegar ao sétimo sistema operacional. “A lógica que usamos é muito simples. O Windows 1.0 é o primeiro, o Windows 2.0, o segundo e o terceiro é o Windows 3.0. Mas daqui em diante as coisas se complicam”, explica.

Para chegar ao número mágico, a Microsoft contou todas as versões do Windows 9X - Windows 95, 98, 98 SE e Millennium - como Windows 4.0. Seguindo, o Windows 2000 é o 5.0 e o Vista é o 6.0.

O Windows XP, conforme explica Nash, ficou como a versão 5.1, na definição da Microsoft. “Quando lançamos o XP como 5.1, mesmo tendo sido um lançamento principal, não queríamos mudar os números do código da versão, para aumentar a compatibilidade de aplicativos.”

Para complicar mais ainda, Nash enfatizou que a marca '7' do novo Windows não será a mesma do código - o sistema será marcado como Windows 6.1. “Isto não tem a ver com a sua relevância, mas com nossa preocupação relacionada à compatibilidade”, explica.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail